
como ganhar nos slots online

&lt;p&gt;Bandeira criticando a emissora durante manifesta&#231;&#227;o em 2014.&

lt;/p&gt;
&lt;p&gt;As controv&#233;rsias envolvendo a TV Globo referem-se ao extenso hist&

#243;rico de pol&#234;micas nas 8ï¸�â�£  rela&#231;&#245;es desta rede de televis&#2

27;o brasileira com a sociedade do pa&#237;s.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;[1] A emissora possui uma capacidade sem paralelo de influenciar 8ï¸�â�£  a

 cultura e a opini&#227;o p&#250;blica.[2]&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;A principal pol&#234;mica hist&#243;rica da esta&#231;&#227;o televisiv

a e das Organiza&#231;&#245;es Globo (hoje Grupo Globo) est&#225; 8ï¸�â�£  ligada ao

 apoio dado &#224; ditadura militar e a censura dos movimentos pr&#243;-democrac

ia nos notici&#225;rios do canal.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;O regime, segundo os 8ï¸�â�£  opostos &#224; emissora, teria rendido benef&

#237;cios ao grupo midi&#225;tico da fam&#237;lia Marinho, em especial para o ca

nal de televis&#227;o que, 8ï¸�â�£  em 1984, fez uma cobertura omissa das Diretas J&

#225;.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;[3] A pr&#243;pria Globo reconheceu em editorial publicado no jornal O 

Globo, 8ï¸�â�£  49 anos depois e pressionada pelas manifesta&#231;&#245;es de junho 

de 2013,[4][5][6] que o apoio ao golpe militar de 1964 e 8ï¸�â�£  ao regime subseque

nte foi um &quot;erro&quot;.[7]&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;No final da d&#233;cada de 1980, a emissora novamente foi alvo de cr&#2

37;ticas devido &#224; 8ï¸�â�£  edi&#231;&#227;o que promoveu do &#250;ltimo debate 

entre os candidatos a presidente na elei&#231;&#227;o de 1989, o que teria favor

ecido Fernando 8ï¸�â�£  Collor de Mello.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;[8] No final da d&#233;cada de 1990, as Organiza&#231;&#245;es Globo en

frentaram diversos problemas financeiros que teriam sido aliviados 8ï¸�â�£  pelo Est

ado, apesar de se tratar de uma empresa privada.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;[2] Durante o per&#237;odo, a emissora utilizou-se de {k0} influ&#234;n

cia entre 8ï¸�â�£  os pol&#237;ticos para conseguir mudar um artigo da Constitui&#23

1;&#227;o Federal, no qual permitia a entrada de 30% de capital estrangeiro 8ï¸�â�£ 

 nas empresas de m&#237;dia.[2]&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Em 2002, o governo federal ofereceu ajuda de 280 milh&#245;es de reais 

&#224; Globocabo atrav&#233;s de financiamento 8ï¸�â�£  do Banco Nacional de Desenvo

lvimento Econ&#244;mico e Social (BNDES).&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;[2] A emissora voltou novamente a ser alvo de cr&#237;ticas pela cobert

ura 8ï¸�â�£  supostamente tendenciosa das elei&#231;&#245;es de 2006, 2010 e 2022.&l

t;/p&gt;
&lt;p&gt;Apoio ao regime militar [ editar | editar c&#243;digo-fonte ]&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;&quot;Participamos da Revolu&#231;&#227;o 8ï¸�â�£  de 1964, identificados c

om os anseios nacionais de preserva&#231;&#227;o das institui&#231;&#245;es demo

cr&#225;ticas, amea&#231;adas pela radicaliza&#231;&#227;o ideol&#243;gica, grev

es, desordem social e 8ï¸�â�£  corrup&#231;&#227;o generalizada.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Quando a nossa reda&#231;&#227;o foi invadida por tropas antirrevolucio

n&#225;rias, mantivemo-nos firmes em nossa posi&#231;&#227;o.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Prosseguimos apoiando o movimento vitorioso desde 8ï¸�â�£  os primeiros mom

entos de corre&#231;&#227;o de rumos at&#233; o atual processo de abertura, que 

se dever&#225; consolidar com a posse 8ï¸�â�£  do novo presidente.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;&quot; - Roberto Marinho, no jornal O Globo, edi&#231;&#227;o n&#176; 1

8.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;596, 7 de outubro de 1984.[ 9 ]&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;A 8ï¸�â�£  TV Globo foi fundada em 1965, um ano ap&#243;s o golpe de estado

 de 1964, e se consolidou como maior 8ï¸�â�£  rede de televis&#227;o do pa&#237;s du

rante a d&#233;cada de 1970.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Neste per&#237;odo, o regime militar implementou uma pol&#237;tica de m

oderniza&#231;&#227;o das 8ï¸�â�£  telecomunica&#231;&#245;es.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Em 1965 criou a Embratel, e o Brasil se associou &#224; Intelsat.&lt;/p

&gt;
&lt;p&gt;[10] Em 1968, foi criado o Minist&#233;rio das Comunica&#231;&#245;es 8

ï¸�â�£  e, no mesmo ano, surgiram as primeiras emissoras de r&#225;dio FM e foi cria

da a AERP (Assessoria Especial de Rela&#231;&#245;es 8ï¸�â�£  P&#250;blicas), que re

for&#231;ava a necessidade de propagar ideais ufanistas e nacionalistas.&lt;/p&g

t;
&lt;p&gt;Em 1969, o pa&#237;s se integra ao sistema mundial de 8ï¸�â�£  comunica&#23

1;&#227;o por sat&#233;lite.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;[10] A inten&#231;&#227;o do regime era se opor &#224; hegemonia cultur

al caracteristicamente de esquerda da &#233;poca.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;[10] Uma de 8ï¸�â�£  suas armas para isso teria sido a televis&#227;o, tend

o o regime feito vistas grossas &#224; parceria, vetada por lei, entre 8ï¸�â�£  Robe

rto Marinho e a multinacional Time-Life, o que contribuiu para o salto tecnol&#2

43;gico da TV Globo.[10]&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Segundo o Grupo Globo, o 8ï¸�â�£  jornal O Globo apoiou o golpe militar de 

1964 fazendo parte de um &quot;posicionamento amplamente majorit&#225;rio&quot; 

contra o governo do 8ï¸�â�£  presidente Jo&#227;o Goulart.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;[11] Afirma tamb&#233;m que Roberto Marinho acreditava na voca&#231;&#2

27;o democr&#225;tica do presidente Castello Branco e na efic&#225;cia da 8ï¸�â�£  p

ol&#237;tica econ&#244;mica desenvolvida por Roberto Campos e Octavio Gouv&#234;

a de Bulh&#245;es.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;[11] Em 2013, O Globo reconheceu, atrav&#233;s de um texto 8ï¸�â�£  publica

do em seu site, que o apoio ao golpe de 1964 foi um erro.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;O texto acompanhou a publica&#231;&#227;o do projeto 8ï¸�â�£  &quot;Mem&#24

3;ria&quot; que recuperou os 88 anos de hist&#243;ria do jornal O Globo.&lt;/p&g

t;
&lt;p&gt;Nele, a institui&#231;&#227;o afirmou que o apoio &#224; interven&#231;

&#227;o 8ï¸�â�£  dos militares se deu pelo temor de um outro golpe, a ser desfechado

 pelo presidente Jo&#227;o Goulart com apoio dos 8ï¸�â�£  sindicatos.[12][13]&lt;/p&

gt;
&lt;p&gt;O grupo nega que o crescimento da TV Globo se deu gra&#231;as &#224; es

treita liga&#231;&#227;o de Roberto Marinho com o 8ï¸�â�£  regime implantado em mar&

#231;o de 1964, citando como exemplos disso a dificuldade em obter concess&#245;

es para canais de televis&#227;o em 8ï¸�â�£  Jo&#227;o Pessoa e Curitiba em 1978, al

guns casos de censura a {k0} programa&#231;&#227;o, al&#233;m do fato de que alg

uns de 8ï¸�â�£  seus profissionais eram membros do Partido Comunista Brasileiro.&lt;

/p&gt;
&lt;p&gt;[11] No entanto, como apontou Renato Ortiz, a censura n&#227;o era gene

ralizada, uma 8ï¸�â�£  vez que &quot;sua principal fun&#231;&#227;o era impedir a em

erg&#234;ncia de determinadas ideias, not&#237;cias, publica&#231;&#245;es que e

stivessem contr&#225;rias &#224; l&#243;gica ditatorial 8ï¸�â�£  de difundir ideais 

de progresso, harmonia e desenvolvimento&quot;.[10]&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Em {k0} autobiografia, no entanto, Walter Clark, diretor-geral da TV Gl

obo, confessou ter 8ï¸�â�£  cancelado os programas de Carlos Heitor Cony e Roberto C

ampos para satisfazer o coronel Gustavo Borges, chefe de pol&#237;cia no 8ï¸�â�£  es

tado do Rio de Janeiro.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Al&#233;m disso, Clark afirmou ter contratado um ex-diretor da censura 

para &quot;ler tudo que ia para 8ï¸�â�£  o ar&quot; e uma &quot;assessoria especial&

quot; formada pelo general Paiva Chaves, pelo civil linha-dura Edgardo Manoel Er

ickson (&quot;pelego dos milicos&quot;, 8ï¸�â�£  conforme disse) e mais &quot;uns ci

nco ou seis funcion&#225;rios&quot;.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Al&#233;m disso, relatou receber o presidente Em&#237;lio Garrastazu M&

#233;dici em seu gabinete 8ï¸�â�£  na Globo, onde assistiam aos jogos de futebol exi

bidos pela emissora aos domingos.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Segundo ele, o denominado &quot;padr&#227;o Globo de qualidade&quot; 8ï¸�

â�£  acabou &quot;passando por vitrine de um regime com o qual os profissionais da

 TV Globo jamais concordaram&quot;.[14]&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Em entrevista ao document&#225;rio 8ï¸�â�£  brit&#226;nico Beyond Citizen K

ane, o ex-ministro da Justi&#231;a (1974â��1979) Armando Falc&#227;o afirmou que &

quot;o doutor Roberto Marinho nunca me criou 8ï¸�â�£  qualquer tipo de dificuldade.&

lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Eu, ministro-censor, ele diretor do jornal O Globo, da televis&#227;o G

lobo, da Rede Globo, da R&#225;dio Globo, 8ï¸�â�£  da R&#225;dio Mundial, da R&#225;

dio Eldorado, ele nunca me criou dificuldade&quot;.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;[15] O pr&#243;prio M&#233;dici chegou a afirmar, sobre o Jornal 8ï¸�â�£  N

acional, em entrevista: &quot;Sinto-me feliz todas as noites quando ligo a telev

is&#227;o para assistir ao jornal.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Enquanto as not&#237;cias d&#227;o conta 8ï¸�â�£  de greves, agita&#231;&#2

45;es, atentados e conflitos em v&#225;rias partes do mundo, o Brasil marcha em 

paz, rumo ao desenvolvimento.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;&#201; como 8ï¸�â�£  se eu tomasse um tranquilizante ap&#243;s um dia de tr

abalho&quot;.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;[15] Em 2012, um ex-delegado do DOPS relatou a proximidade entre 8ï¸�â�£  o

 regime e a Globo.[16]&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Em 2013, o Grupo Globo reconheceu e desculpou-se publicamente, atrav&#2

33;s de um editorial publicado no jornal 8ï¸�â�£  O Globo e que tamb&#233;m foi lido

 por William Bonner durante o Jornal Nacional, por terem apoiado a ditadura mili

tar 8ï¸�â�£  instaurada no pa&#237;s depois do golpe militar de 1964.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;No texto do editorial, o jornal afirma:&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;&#192; luz da Hist&#243;ria, contudo, n&#227;o 8ï¸�â�£  h&#225; por que n&#

227;o reconhecer, hoje, explicitamente, que o apoio [ao golpe de 1964] foi um er

ro, assim como equivocadas 8ï¸�â�£  foram outras decis&#245;es editoriais do per&#23

7;odo que decorreram desse desacerto original.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;A democracia &#233; um valor absoluto.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;E, quando em risco, ela 8ï¸�â�£  s&#243; pode ser salva por si mesma.â�� Grup

o Globo[7]&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Com&#237;cio das Diretas J&#225; em 16 de abril de 1984 em S&#227;o 8ï¸�â�£

  Paulo.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;No dia 25 de janeiro de 1984, foi ao ar, pela primeira vez em rede, aqu

ele que &#233; considerado o 8ï¸�â�£  primeiro grande com&#237;cio das Diretas J&#22

5;, realizado na pra&#231;a da S&#233;, em S&#227;o Paulo.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Naquele dia, o telejornal exibiu reportagem de 8ï¸�â�£  dois minutos e deze

ssete segundos sobre o tema.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;No entanto, ocorreu um equ&#237;voco durante a escalada do Jornal Nacio

nal; 25 de 8ï¸�â�£  janeiro &#233; tamb&#233;m o dia do anivers&#225;rio da cidade d

e S&#227;o Paulo, e por conta de um suposto erro t&#233;cnico, 8ï¸�â�£  o apresentad

or do telejornal acabou anunciando o com&#237;cio como parte das comemora&#231;&

#245;es dos 430 anos da cidade.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;A emissora recebeu cr&#237;ticas 8ï¸�â�£  que diziam que n&#227;o havia sid

o uma falha t&#233;cnica, mas sim uma manipula&#231;&#227;o de dados.[3]&lt;/p&g

t;
&lt;p&gt;Jos&#233; Bonif&#225;cio de Oliveira Sobrinho, o 8ï¸�â�£  Boni, ex-vice-pre

sidente do Grupo Globo afirmou, em entrevista a Roberto D&#39;&#193;vila em 2005

, que Roberto Marinho determinou a censura do 8ï¸�â�£  primeiro grande com&#237;cio 

das Diretas J&#225;.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;[3] Segundo Boni, &quot;o doutor Roberto n&#227;o queria que se falasse

 em Diretas J&#225;&quot; e 8ï¸�â�£  decidiu que o evento da pra&#231;a da S&#233; f

osse transmitido &quot;sem nenhuma participa&#231;&#227;o de nenhum dos discursa

ntes&quot;.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;[3] O que teria 8ï¸�â�£  ocorrido no epis&#243;dio, ainda de acordo com ele

, foi uma &quot;censura dupla&quot; (por parte do regime e da emissora).&lt;/p&g

t;
&lt;p&gt;[3] A 8ï¸�â�£  vers&#227;o oficial da Globo, relatada no livro Jornal Nacio

nal - A Not&#237;cia Faz Hist&#243;ria, por&#233;m, &#233; de que a emissora 8ï¸�â�£

  n&#227;o omitiu que o com&#237;cio fizesse parte das Diretas e que &#233; fals

a a vers&#227;o de que emissora noticiou o 8ï¸�â�£  evento como parte das comemora&#

231;&#245;es pelo anivers&#225;rio da cidade de S&#227;o Paulo.[3]&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;A TV Globo, no entanto, assumiu publicamente o erro 8ï¸�â�£  na cobertura d

o movimento pelas elei&#231;&#245;es diretas no site &quot;Mem&#243;ria Globo&qu

ot; e afirmou que foi amea&#231;ada e coagida pelo regime 8ï¸�â�£  naquele momento:&

lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Se por um lado segmentos da sociedade pressionavam a Rede Globo para se

 engajar nas manifesta&#231;&#245;es pelas Diretas, por 8ï¸�â�£  outro a emissora vi

nha sendo pressionada pelos militares a n&#227;o cobrir os eventos.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Woile Guimar&#227;es, ent&#227;o diretor dos telejornais de rede, 8ï¸�â�£  

diz que ministros e generais ligavam para Roberto Marinho, amea&#231;ando at&#23

3; mesmo retirar a concess&#227;o para o funcionamento da emissora.[...&lt;/p&gt

;
&lt;p&gt;] 8ï¸�â�£  Naquele momento, a press&#227;o dos militares sobre a Rede Globo

 atingiu o seu &#225;pice.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Naquele dia, chegou mesmo a adquirir a 8ï¸�â�£  forma de intimida&#231;&#22

7;o pessoal.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Antes de o Jornal Nacional ir ao ar, um helic&#243;ptero do Ex&#233;rci

to sobrevoou de maneira amea&#231;adora a 8ï¸�â�£  sede da emissora, no Rio de Janei

ro, postando-se na altura da janela da sala do ent&#227;o vice-presidente execut

ivo, Roberto Irineu 8ï¸�â�£  Marinho.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;â�� Site &quot;Mem&#243;ria Globo&quot;[17]&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Em 21 de janeiro de 2015, na s&#233;rie especial do Jornal Nacional sob

re os 50 anos do 8ï¸�â�£  jornalismo da emissora, William Bonner relembrou o com&#23

7;cio de 25 de janeiro de 1984:&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;&quot;Essa reportagem provocou muita pol&#234;mica ao longo 8ï¸�â�£  de mui

tos anos porque, embora ela falasse do com&#237;cio das Diretas, o texto que int

roduzia a reportagem, lido pelo apresentador 8ï¸�â�£  na &#233;poca, n&#227;o falava

 em com&#237;cio pelas Diretas.[...&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;] Isso a&#237; foi visto durante muitos anos como uma tentativa da Glob

o 8ï¸�â�£  de esconder as Diretas e, obviamente, depois de muitos anos tamb&#233;m, 

foi reconhecido como um erro.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;&quot; â�� William Bonner[18]&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Em 1982, 8ï¸�â�£  a Globo foi acusada de participa&#231;&#227;o no chamado 

caso Proconsult.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;A empresa Proconsult, contratada pela Justi&#231;a Eleitoral para apura

r os votos 8ï¸�â�£  das elei&#231;&#245;es para o governo do Rio de Janeiro, desenvo

lveu um sistema informatizado de apura&#231;&#227;o dos votos que apresentou res

ultados 8ï¸�â�£  diferentes dos publicados no Jornal do Brasil.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;O notici&#225;rio da TV Globo foi pautado pela divulga&#231;&#227;o ofi

cial divulgada pelo Proconsult.[19]&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Segundo o 8ï¸�â�£  jornalista H&#233;lio Fernandes, da Tribuna da Imprensa,

 a fraude s&#243; n&#227;o se concretizou devido &#224; participa&#231;&#227;o d

o delegado da Pol&#237;cia 8ï¸�â�£  Civil Manoel Vidal, escalado para fiscalizar a a

pura&#231;&#227;o.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;[20] Vidal percebeu que havia algo de errado na apura&#231;&#227;o tend

o, em seguida, 8ï¸�â�£  contatado o tamb&#233;m delegado Arnaldo Campana, ligado a B

rizola.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;[20] O candidato do PDT, censurado nos ve&#237;culos do Grupo Globo, co

ncedeu 8ï¸�â�£  uma entrevista aos correspondentes estrangeiros explicando a situa&#

231;&#227;o que ocorria.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;[20] A fraude foi exposta e os jornalistas do conglomerado foram 8ï¸�â�£  h

ostilizados nas ruas do Rio de Janeiro.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;[20] Por outro lado, a emissora respondeu que &quot;nunca contratou a P

roconsult&quot; e &quot;se 8ï¸�â�£  baseava nos n&#250;meros de O Globo, respons&#22

5;vel por uma totaliza&#231;&#227;o pr&#243;pria, realizada a partir dos mapas o

ficiais apurados pelo TRE&quot;.[19]&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Durante 8ï¸�â�£  o regime militar, a NEC Brasil foi obrigada a nacionalizar

 seu capital.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Por isso, cedeu o controle acion&#225;rio da empresa ao 8ï¸�â�£  grupo Bras

ilinvest de M&#225;rio Garnero.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;&#192; &#233;poca da redemocratiza&#231;&#227;o, a NEC Brasil havia se 

tornado a maior fornecedora de equipamentos de 8ï¸�â�£  telecomunica&#231;&#227;o pa

ra o governo brasileiro.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;[21] Em 18 de mar&#231;o de 1985, o Banco Central, por meio de um decre

to do 8ï¸�â�£  ent&#227;o ministro da Fazenda, Francisco Dornelles, deu in&#237;cio 

&#224; liquida&#231;&#227;o do grupo de Garnero, acusado de falta de liquidez e 

8ï¸�â�£  de desvio de recursos para empresas fantasmas no exterior.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;[22] Garnero pediu concordata preventiva de todas as empresas do Brasil

invest.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;O governo 8ï¸�â�£  n&#227;o aceitava a contrata&#231;&#227;o de empresas co

ntroladas por um concordat&#225;rio,[23] o que teria levado o ent&#227;o ministr

o das Comunica&#231;&#245;es Ant&#244;nio 8ï¸�â�£  Carlos Magalh&#227;es a suspender

 os contratos do governo com a empresa, em 29 de abril de 1986.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;[24] Devido &#224; crise 8ï¸�â�£  do grupo brasileiro, a NEC do Jap&#227;o 

recomprou parte das a&#231;&#245;es da NEC Brasil.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Em dezembro de 1986, 51% das a&#231;&#245;es 8ï¸�â�£  foram vendidas para o

 Grupo Globo, enquanto Garnero passou a ter 25% do capital em a&#231;&#245;es pr

eferenciais, e a NEC, 8ï¸�â�£  58% das a&#231;&#245;es no total (sendo 42% de a&#231) Tj T*

BT /F1 12 Tf 50 -3632 Td (;&#245;es preferenciais e 16% de a&#231;&#245;es ordin&#225;rias).&lt;/p&gt;

&lt;p&gt;[25] Ap&#243;s as altera&#231;&#245;es acion&#225;rias, ACM 8ï¸�â�£  restab

eleceu os contratos com a empresa, al&#233;m de iniciar novos contratos.[26]&lt;

/p&gt;
&lt;p&gt;Em 10 de novembro de 1986, a Rede Globo oficializou 8ï¸�â�£  a n&#227;o ren

ova&#231;&#227;o do contrato de afilia&#231;&#227;o com a TV Aratu, {k0} ent&#22

7;o afiliada desde 1969, determinando que a emissora 8ï¸�â�£  deixasse de transmitir

 {k0} programa&#231;&#227;o em 20 de janeiro de 1987, ap&#243;s o t&#233;rmino d

a prorroga&#231;&#227;o do fim do contrato.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;[27] 8ï¸�â�£  A rede j&#225; havia manifestado &#224; TV Aratu {k0} inten&#

231;&#227;o de n&#227;o renovar o contrato em 24 de fevereiro daquele 8ï¸�â�£  ano,[

27] alegando insatisfa&#231;&#227;o existente desde 1984 por parte da Globo em r

ela&#231;&#227;o a problemas t&#233;cnicos e comerciais da ent&#227;o afiliada 8

ï¸�â�£  baiana.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;[28] A TV Bahia, que era de propriedade do filho de ACM, ACM J&#250;nio

r, e de seu genro, C&#233;sar Mata 8ï¸�â�£  Pires, era originalmente afiliada &#224;

 Rede Manchete, rede concorrente da Globo de propriedade de Adolpho Bloch, e foi

 a escolhida 8ï¸�â�£  para substituir a TV Aratu.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Para tentar reverter a perda da afilia&#231;&#227;o, integrantes do gru

po pol&#237;tico do governador Waldir Pires (ao 8ï¸�â�£  qual era ligada a TV Aratu)

 e advers&#225;rios de ACM levantaram suspeitas de que o ministro teria benefici

ado a Globo 8ï¸�â�£  com o intuito de transformar a emissora de {k0} fam&#237;lia em

 uma afiliada da rede carioca.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Em 13 de janeiro, o 8ï¸�â�£  ent&#227;o deputado federal Lu&#237;s Viana Ne

to (PMDB-BA), um dos acionistas da emissora, foi at&#233; Bras&#237;lia ao lado 

de outros 19 8ï¸�â�£  deputados para reclamar com o ent&#227;o presidente Jos&#233; 

Sarney a respeito da suposta interfer&#234;ncia de ACM nas comunica&#231;&#245;e

s do estado.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;[29] 8ï¸�â�£  Uma contenda judicial foi iniciada pelos propriet&#225;rios d

a TV Aratu contra a Globo e a TV Bahia em 15 de 8ï¸�â�£  janeiro, quando o juiz Luiz

 Fux, da 9.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;&#170; Vara C&#237;vel do Rio de Janeiro, concedeu &#224; emissora uma 

liminar que 8ï¸�â�£  impedia a TV Bahia de alterar a afilia&#231;&#227;o.[30]&lt;/p&

gt;
&lt;p&gt;Em 23 de janeiro, a Globo derrubou esta liminar por meio de um 8ï¸�â�£  man

dado de seguran&#231;a no Tribunal de Justi&#231;a do Estado do Rio de Janeiro, 

assegurando a transmiss&#227;o da {k0} programa&#231;&#227;o pela 8ï¸�â�£  TV Bahia,

 que deu in&#237;cio &#224; nova afilia&#231;&#227;o assim que recebeu a notific

a&#231;&#227;o, &#224;s 17h58 daquele dia.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;[31] Pouco depois, Pedro 8ï¸�â�£  Jack Kapeller, ent&#227;o diretor da Rede

 Manchete, afirmou que n&#227;o cabiam medidas judiciais a respeito da posi&#231

;&#227;o da TV Bahia, 8ï¸�â�£  pois &quot;tudo aconteceu rigorosamente dentro das no

rmas estipuladas pelos contratos assinados entre as partes&quot;.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;[32] Ap&#243;s v&#225;rias decis&#245;es judiciais, a disputa 8ï¸�â�£  term

inou em 6 de julho, quando o tribunal decidiu a favor da Globo, finalmente permi

tindo que a TV Bahia fosse 8ï¸�â�£  a &#250;nica afiliada da rede na Bahia.[33]&lt;/

p&gt;
&lt;p&gt;A n&#227;o renova&#231;&#227;o do contrato de afilia&#231;&#227;o com a

 Globo ocasionou uma queda de 8ï¸�â�£  80% na arrecada&#231;&#227;o da TV Aratu.&lt;

/p&gt;
&lt;p&gt;[34] A antiga afiliada da Globo seguiu recorrendo da decis&#227;o at&#2

33; abril de 1996, quando 8ï¸�â�£  os recursos judiciais esgotaram, e o processo con

firmou o direito legal da Globo de transferir {k0} programa&#231;&#227;o para a 

TV 8ï¸�â�£  Bahia.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;A TV Aratu, que na &#233;poca estava arrendada &#224; CNT, teve seu pr&

#233;dio leiloado por se recusar a arcar com 8ï¸�â�£  os honor&#225;rios processuais

.[35]&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;As suspeitas contra o acordo NEC-Globo vieram a tona nacionalmente em 9

 de junho de 1992,[36] quando foi 8ï¸�â�£  instalada na C&#226;mara dos Deputados um

a CPI para investigar o caso, requisitada pelo deputado Paulo Ramos (PDT-RJ) em 

maio de 8ï¸�â�£  1987.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;[37] As den&#250;ncias contra ACM foram rejeitadas e retiradas do texto

 do relat&#243;rio, que foi aprovado por unanimidade em 17 8ï¸�â�£  de novembro.&lt;

/p&gt;
&lt;p&gt;[38] Mussa Demes (PFL-PI), presidente da CPI, afirmou que &quot;se o go

vernador Ant&#244;nio Carlos tivesse agido de outra forma, 8ï¸�â�£  teria comprometi

do irremediavelmente o sistema de telecomunica&#231;&#245;es do pa&#237;s e pode

ria estar respondendo hoje por omiss&#227;o&quot;, considerando, assim como a 8ï¸�

â�£  maioria dos membros da comiss&#227;o, que o ent&#227;o ministro havia suspens

o os contratos com a NEC no intuito de evitar 8ï¸�â�£  que Garnero utilizasse estes 

recursos para reverter a interven&#231;&#227;o do Banco Central no Brasilinvest.

[39]&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;A CPI concluiu que n&#227;o existiu irregularidade 8ï¸�â�£  na transa&#231;

&#227;o, acusando M&#225;rio Garnero de mentir perante &#224; comiss&#227;o ao a

firmar que havia perdido dinheiro na venda e que 8ï¸�â�£  empres&#225;rios da &#225;

rea de telecomunica&#231;&#245;es teriam sofrido press&#227;o para que n&#227;o 

negociassem a NEC Brasil.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;[39] Na &#233;poca da transa&#231;&#227;o, ele 8ï¸�â�£  havia recebido nova

s a&#231;&#245;es da empresa, cancelamento de d&#237;vidas, pagamento da concord

ata preventiva da NEC e um adicional de 6 8ï¸�â�£  milh&#245;es.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Al&#233;m disso, os empres&#225;rios citados por ele enviaram carta &#2

24; comiss&#227;o negando as supostas press&#245;es exercidas por pessoas ligada

s &#224; 8ï¸�â�£  Globo.[39]&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Com o fim das empresas do Grupo Telebr&#225;s, o Grupo Globo vendeu sua

s a&#231;&#245;es na NEC Brasil, que teve seu 8ï¸�â�£  apogeu durante o monop&#243;l

io estatal das telecomunica&#231;&#245;es.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;[40] As operadoras europeias e norte-americanas que compraram as empres

as telef&#244;nicas estatais optaram por 8ï¸�â�£  manter seus parceiros ocidentais n

a &#225;rea de tecnologia, e a NEC teve {k0} presen&#231;a no mercado reduzida.[

40]&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Elei&#231;&#245;es de 1989 e 8ï¸�â�£  impeachment [ editar | editar c&#243;

digo-fonte ]&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;A emissora &#233; acusada de ter ajudado a eleger o candidato a preside

nte Fernando 8ï¸�â�£  Collor de Mello (dono da TV Gazeta, afiliada da Globo em Alago) Tj T*

BT /F1 12 Tf 50 -5320 Td (as)[41] nas elei&#231;&#245;es de 1989, atrav&#233;s da manipula&#231;&#227;o de

 8ï¸�â�£  trechos do &#250;ltimo debate entre Collor e o candidato petista Luiz In&#

225;cio Lula da Silva.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;[42][43] Na &#233;poca do debate, j&#225; 8ï¸�â�£  no segundo turno, as pes

quisas apontavam um empate t&#233;cnico entre os dois candidatos; logo, o confro

nto na televis&#227;o seria decisivo 8ï¸�â�£  para definir a disputa.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;[43] Lula se saiu mal no debate, fato reconhecido pelo seu pr&#243;prio

 partido.[43]&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;De acordo com seus cr&#237;ticos, 8ï¸�â�£  a TV Globo teria procurado isen&

#231;&#227;o na cobertura do processo eleitoral, mas teria assumido um lado na r

eta final da 8ï¸�â�£  disputa quando os candidatos estavam neste estado de empate t&

#233;cnico.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;[43] Os proponentes desta hip&#243;tese argumentam que foram exibidas d

uas reportagens 8ï¸�â�£  sobre o debate no dia 15 de dezembro de 1989, antev&#233;sp

era do segundo turno das elei&#231;&#245;es.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;[20] Uma delas foi ao 8ï¸�â�£  ar no Jornal Hoje e, a outra, no Jornal Naci

onal, sendo essa a mais pol&#234;mica.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;A primeira reportagem mostrou as melhores 8ï¸�â�£  interven&#231;&#245;es d

e cada candidato e a segunda teria favorecido Collor, pois teria mostrado os mel

hores momentos dele e os piores 8ï¸�â�£  de Lula.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;[20][42][43] O PT moveu uma a&#231;&#227;o no Supremo Tribunal Federal 

contra a Globo.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;O partido queria que novos trechos do 8ï¸�â�£  debate fossem exibidos, a t&

#237;tulo de direito de resposta, mas o pedido foi negado.[42]&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;A Globo sempre negou que agiu de 8ï¸�â�£  m&#225;-f&#233; no epis&#243;dio,

 mas admite que a edi&#231;&#227;o n&#227;o foi equilibrada.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;[43] Segundo Boni, a Central Globo de Jornalismo fez uma 8ï¸�â�£  edi&#231;

&#227;o favor&#225;vel a Collor, n&#227;o seguindo a orienta&#231;&#227;o da dir

e&#231;&#227;o da empresa para que o tratamento fosse imparcial.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;[43] J&#225; Roberto 8ï¸�â�£  Marinho, diante da declara&#231;&#227;o de Bo

ni, afirmou que o ent&#227;o vice-presidente de opera&#231;&#245;es da Globo n&#

227;o entendia de elei&#231;&#245;es e 8ï¸�â�£  que o Jornal Nacional tinha sintetiz

ado de maneira correta o debate, visto que Collor havia se sa&#237;do melhor.&lt

;/p&gt;
&lt;p&gt;[43] Em 2009, 8ï¸�â�£  Collor admitiu que foi favorecido pela Globo na disp

uta.[44]&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Grande parte da m&#237;dia apoiou abertamente a campanha de Collor &#22

4; presid&#234;ncia.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;No 8ï¸�â�£  entanto, de acordo com o historiador Gilberto Maringoni, doutor

 em Hist&#243;ria pela USP, por incapacidade de manter maioria no Congresso 8ï¸�â�£ 

 e por entrar em confronto com uma parte expressiva do empresariado nacional, Co

llor acabou por influenciar por si s&#243; a 8ï¸�â�£  mudan&#231;a de postura da imp

rensa.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;A crise econ&#244;mica com a volta da infla&#231;&#227;o, o confisco da

 poupan&#231;a, e a intensa cobertura 8ï¸�â�£  investigativa da imprensa ajudaram a 

impulsionar as manifesta&#231;&#245;es sociais que culminaram no impeachment.[45

][46][47]&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Direito de resposta de Leonel Brizola [ editar 8ï¸�â�£  | editar c&#243;dig

o-fonte ]&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Leonel Brizola recebeu direito de resposta a ser veiculado pelo Jornal 

Nacional ap&#243;s dois anos de disputa 8ï¸�â�£  judicial.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Em 15 de mar&#231;o de 1994, a TV Globo colocou no ar, durante o Jornal

 Nacional, o direito de resposta 8ï¸�â�£  obtido pelo ent&#227;o governador do Rio d

e Janeiro, Leonel Brizola, ap&#243;s dois anos de disputa judicial.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;[48] Brizola havia entrado na 8ï¸�â�£  justi&#231;a pedindo direito de resp

osta em 1992, em fun&#231;&#227;o da mat&#233;ria ofensiva referente a uma carta

 que ele enviou ao 8ï¸�â�£  ent&#227;o prefeito Marcello Alencar.[49]&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Na resposta que foi ao ar, lida pelo locutor Cid Moreira, Brizola dizia

 n&#227;o reconhecer na Globo 8ï¸�â�£  &quot;autoridade em mat&#233;ria de liberdade

 de imprensa&quot; e que a emissora teve &quot;longa e cordial conviv&#234;ncia 

com os regimes autorit&#225;rios 8ï¸�â�£  e com a ditadura de 20 anos que dominou no

sso pa&#237;s&quot;.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Brizola dizia ter sido &quot;apontado como algu&#233;m de mente senil&q

uot;.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Na 8ï¸�â�£  sequ&#234;ncia, argumentava: &quot;Ora, tenho 70 anos, 16 a men

os que meu difamador, Roberto Marinho, que tem 86 anos.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Se &#233; este 8ï¸�â�£  o conceito que tem sobre os homens de cabelos branc

os, que os use para si&quot;.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;[50] Em um artigo de retrospectiva 8ï¸�â�£  em 2009 acerca da emers&#227;o 

do direito de resposta no ordenamento jur&#237;dico brasileiro, o portal Observa

t&#243;rio da Imprensa avaliou que 8ï¸�â�£  &quot;(...&lt;/p&gt;) Tj T*

BT /F1 12 Tf 50 -6540 Td (&lt;p&gt;) esse c&#233;lebre epis&#243;dio foi uma esp&#233;cie de divisor de &#

225;guas no cap&#237;tulo da liberdade de imprensa.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Soou como uma senha 8ï¸�â�£  para a multiplica&#231;&#227;o de a&#231;&#245

;es e para a escalada de condena&#231;&#245;es de jornais e jornalistas que se s

eguiu&quot;.[49]&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Elei&#231;&#245;es de 2006 8ï¸�â�£  [ editar | editar c&#243;digo-fonte ]&l

t;/p&gt;
&lt;p&gt;Houve v&#225;rias cr&#237;ticas &#224; forma como a Globo fez a cobertu

ra das elei&#231;&#245;es gerais de 8ï¸�â�£  2006.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;A emissora teria atuado para prejudicar a campanha do ent&#227;o presid

ente Luiz In&#225;cio Lula da Silva &#224; reelei&#231;&#227;o,[53] dando aten&#

231;&#227;o 8ï¸�â�£  exagerada a fatos negativos envolvendo o PT.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Luiz Carlos Azenha, o rep&#243;rter destacado para cobrir a campanha pr

esidencial do candidato tucano 8ï¸�â�£  Geraldo Alckmin, confirma que houve a inten&

#231;&#227;o de prejudicar o PT na cobertura.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;[54] Segundo ele, &quot;tinha sido determinado desde o 8ï¸�â�£  Rio que as 

reportagens de economia deveriam ser esquecidas porque supostamente poderiam ben

eficiar a reelei&#231;&#227;o de Lula&quot;.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;[54] Al&#233;m disso, Azenha 8ï¸�â�£  afirma que uma reportagem de {k0} aut

oria potencialmente danosa para o ent&#227;o candidato a governador de S&#227;o 

Paulo, Jos&#233; Serra, 8ï¸�â�£  foi censurada pela Globo.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;[54] As cr&#237;ticas &#224; forma como estava cobrindo as elei&#231;&#

245;es levaram a emissora a fazer, internamente, um 8ï¸�â�£  frustrado abaixo-assina

do em apoio a {k0} linha editorial.[51][55]&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;O evento mais comentado pelos cr&#237;ticos foi quando, na v&#233;spera

 da vota&#231;&#227;o do 8ï¸�â�£  primeiro turno, a TV Globo deu enorme destaque &#2

24; imagem do dinheiro que havia sido apreendido no contexto do Esc&#226;ndalo 8

ï¸�â�£  do Dossi&#234;.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;[51][52] Hoje &#233; sabido que o delegado da PF que havia comandado a 

opera&#231;&#227;o convidou quatro jornalistas para uma 8ï¸�â�£  conversa reservada 

e repassou os CDs com as fotos.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;A conversa foi inteiramente gravada e nela se pode ouvir os apelos 8ï¸�â�£ 

 do delegado para que as imagens fossem parar na edi&#231;&#227;o do Jornal Naci

onal do mesmo dia, 29 de setembro.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;[51][52] No 8ï¸�â�£  caso da TV Globo, ressalta-se que, na mesma noite em q

ue exibiu as fotos, o telejornal se absteve de informar 8ï¸�â�£  sobre a trag&#233;d

ia do Voo Gol 1907, em que morreram 154 pessoas.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Assim, ao mesmo tempo em que a not&#237;cia j&#225; 8ï¸�â�£  repercutia no 

mundo inteiro, a edi&#231;&#227;o ao vivo do jornal se dedicava somente a dar de

staque &#224; divulga&#231;&#227;o do esc&#226;ndalo 8ï¸�â�£  pol&#237;tico.&lt;/p&g

t;
&lt;p&gt;[51][52] Por outro lado, segundo publicado pela emissora no Mem&#243;ri

a Globo, era &quot;imposs&#237;vel dar a not&#237;cia durante a exibi&#231;&#227

;o do 8ï¸�â�£  jornal, j&#225; que n&#227;o havia informa&#231;&#245;es concretas so

bre o acidente&quot;.[56]&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;&quot; Os rumores de que um avi&#227;o da Gol n&#227;o pousara 8ï¸�â�£  no 

hor&#225;rio certo em Bras&#237;lia chegaram &#224; reda&#231;&#227;o do Jornal 

Nacional por volta de 20h10, quando o telejornal j&#225; estava 8ï¸�â�£  no ar.&lt;/

p&gt;
&lt;p&gt;A partir desses rumores, iniciou-se uma corrida fren&#233;tica para ver

ificar o que houve com o avi&#227;o, com exatid&#227;o, para 8ï¸�â�£  que n&#227;o s

e criasse p&#226;nico na popula&#231;&#227;o.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;A primeira confirma&#231;&#227;o era de que, de fato, um avi&#227;o da 

Gol estava desaparecido 8ï¸�â�£  desde as 18h10, mas a Infraero n&#227;o confirmava 

a rota nem o n&#250;mero do voo.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Sem essas informa&#231;&#245;es, era imposs&#237;vel divulgar 8ï¸�â�£  uma 

informa&#231;&#227;o sobre o avi&#227;o desaparecido, sem provocar grande ang&#2

50;stia em todos aqueles que tinham parentes ou amigos voando Gol.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;N&#227;o 8ï¸�â�£  eram poucos: no dia 29 de setembro de 2006, 54 avi&#245;e

s da Gol levantaram voo.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Cada um deles podia levar at&#233; 8ï¸�â�£  144 passageiros; a ocupa&#231;&

#227;o m&#233;dia era de 80% dos assentos.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;A Gol calcula que transportou naquele dia 6 200 pessoas.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;N&#227;o divulgar 8ï¸�â�£  o n&#250;mero do voo ou a rota seria colocar sob

 suspei&#231;&#227;o todos os 54 voos, um procedimento que um telejornal 8ï¸�â�£  l&

#237;der de audi&#234;ncia, visto por milh&#245;es, n&#227;o pode fazer.&lt;/p&g

t;
&lt;p&gt;Enquanto esteve no ar, at&#233; as 20h45, o Jornal Nacional, e nenhum 8

ï¸�â�£  outro telejornal de outra emissora, conseguiu esses dados.&quot;&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Algumas semanas ap&#243;s o fim das elei&#231;&#245;es, Rodrigo Vianna,

 rep&#243;rter que estava se 8ï¸�â�£  desligando da emissora, divulgou uma carta abe

rta onde critica v&#225;rias das posturas da emissora durante o per&#237;odo ele

itoral, dando {k0} 8ï¸�â�£  vis&#227;o de como os processos se davam internamente.&l

t;/p&gt;
&lt;p&gt;[57] Na carta, Vianna diz, assim como Azenha, que a dire&#231;&#227;o d

a emissora 8ï¸�â�£  barrou reportagens e investiga&#231;&#245;es que envolvessem o P

SDB e o ent&#227;o candidato ao governo de S&#227;o Paulo, Jos&#233; Serra.&lt;/

p&gt;
&lt;p&gt;[53] Segundo 8ï¸�â�£  ele, alguns jornalistas questionaram as op&#231;&#245

;es editoriais da Globo, mas n&#227;o receberam respostas convincentes de seus s

uperiores.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;[53] Logo ap&#243;s as 8ï¸�â�£  elei&#231;&#245;es, Vianna foi afastado da 

cobertura pol&#237;tica e destacado para atuar nos jornais locais.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;[53] O comentarista pol&#237;tico Franklin Martins, que 8ï¸�â�£  mais tarde

 se tornaria Secret&#225;rio de Comunica&#231;&#227;o Social de Lula, tamb&#233;

m foi afastado.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;[53] Segundo Vianna, &quot;Do Bom dia Brasil ao 8ï¸�â�£  Jornal da Globo, t

emos um desfile de gente que est&#225; do mesmo lado&quot;.[53]&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Elei&#231;&#245;es de 2010 [ editar | editar c&#243;digo-fonte 8ï¸�â�£  ]&l

t;/p&gt;
&lt;p&gt;Jingle de anivers&#225;rio [ editar | editar c&#243;digo-fonte ]&lt;/p&

gt;
&lt;p&gt;Em 19 de abril de 2010, a emissora tirou do ar, logo 8ï¸�â�£  ap&#243;s o p

rimeiro dia de veicula&#231;&#227;o, a campanha de comemora&#231;&#227;o de aniv

ers&#225;rio dos 45 anos da rede por ter sido 8ï¸�â�£  acusada de estar fazendo camp

anha subliminar a Jos&#233; Serra, candidato a presidente pelo PSDB.[58]&lt;/p&g

t;
&lt;p&gt;A emissora afirma que o filme foi 8ï¸�â�£  criado em novembro de 2009, quan

do &quot;n&#227;o existiam nem candidaturas muito menos slogans, mas a TV Globo 

n&#227;o pretende dar 8ï¸�â�£  pretexto para ser acusada de ser tendenciosa e est&#2

25; suspendendo a veicula&#231;&#227;o do filme.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;&quot;[58] O colunista Lu&#237;s Nassif, no entanto, 8ï¸�â�£  contestou a j

ustificativa da emissora,[59] afirmando que a campanha teria sido gravada em 14 

de abril, tr&#234;s dias depois que 8ï¸�â�£  Serra lan&#231;ou {k0} pr&#233;-candida

tura, apontando para isso not&#237;cias do pr&#243;prio portal da Globo.com.[60]

&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Agress&#227;o a Jos&#233; Serra [ editar | editar 8ï¸�â�£  c&#243;digo-font

e ]&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Uma reportagem apresentada pela Globo no segundo turno da campanha apon

tava que Jos&#233; Serra havia sido agredido com um 8ï¸�â�£  rolo de fita por milita

ntes petistas durante um ato da campanha no Rio de Janeiro, passando mal em segu

ida e 8ï¸�â�£  dirigindo-se a um hospital onde foi examinado.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Ele teria cancelado os demais compromissos do dia por ordem m&#233;dica

.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Entretanto, uma reportagem do 8ï¸�â�£  SBT mostrou que Serra havia sido ati

ngido por uma bolinha de papel, continuou caminhando at&#233; receber um telefon

ema, e ent&#227;o, 8ï¸�â�£  20 minutos depois,[61] &#233; que levou a m&#227;o &#224

; cabe&#231;a para se queixar do &quot;golpe&quot;.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Serra teria, ent&#227;o, feito uma tomografia, 8ï¸�â�£  mas n&#227;o foi en

contrado nenhum ferimento.[61]&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;No dia 21 de outubro de 2010, a Folha de S.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Paulo publicou uma reportagem na 8ï¸�â�£  qual revelava que Serra havia sid

o atingido por um rolo de fita adesiva depois da bola de papel.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;[62] No mesmo 8ï¸�â�£  dia, o Jornal Nacional levou ao ar uma reportagem co

mpleta sobre o assunto.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Em 22 de outubro, ambos Folha e O 8ï¸�â�£  Estado de S.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Paulo confirmaram que Serra fora atingido em dois momentos: primeiro po

r uma bola de papel, e depois por 8ï¸�â�£  um rolo de fita.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;O SBT tamb&#233;m confirmou em seu telejornal SBT Brasil que as imagens

 da bolinha de papel eram 8ï¸�â�£  anteriores ao ataque com o rolo.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;[63] Cinco dias depois, a revista Veja publicou uma reportagem intitula

da &quot;Pau na democracia&quot;, cuja 8ï¸�â�£  possu&#237;a trechos na qual o jorna

lista F&#225;bio Portela acusava o SBT de omitir o rolo de fita que fora jogado 

8ï¸�â�£  &#224; cabe&#231;a de Serra.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;[64] O canal, por {k0} vez, respondeu que &quot;o telejornal SBT Brasil

 veiculado no dia do epis&#243;dio, 8ï¸�â�£  quarta-feira 20, exibiu apenas as image

ns captadas por nossas c&#226;meras, que registraram o incidente com a bolinha d

e papel.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;At&#233; aquele 8ï¸�â�£  momento n&#227;o t&#237;nhamos conhecimento de out

ro v&#237;deo captado por um jornalista da Folha de S.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Paulo, por celular, que mostrava o 8ï¸�â�£  epis&#243;dio posterior, em que

 um rolo de fita crepe atinge a cabe&#231;a do candidato Serra.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Quando tomou conhecimento desse novo fato, 8ï¸�â�£  o SBT tratou de registr

&#225;-lo no mesmo dia em seu telejornal da meia-noite.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;No SBT Brasil do dia seguinte, quinta-feira, o 8ï¸�â�£  apresentador Carlos

 Nascimento voltou ao assunto, ressaltando que o segundo incidente n&#227;o fora

 captado pela equipe, mas frisou que o 8ï¸�â�£  candidato Jos&#233; Serra fora ating

ido duas vezes em um intervalo de poucos minutos.&quot;[65]&quot; [...&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;] n&#227;o houve, portanto, nenhuma disputa entre 8ï¸�â�£  SBT e Globo sobr

e bolinha de papel.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Em todo o epis&#243;dio, o m&#233;rito, a bem da verdade, foi da Folha 

de 8ï¸�â�£  S.Paulo.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Foi o jornal quem noticiou primeiro a agress&#227;o a Serra com um rolo

 de fita adesiva.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Foi o jornal quem p&#244;s 8ï¸�â�£  na internet um v&#237;deo do momento da

 agress&#227;o.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;O Jornal Nacional, num trabalho independente, confirmou os achados da F

olha.&quot;&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Elei&#231;&#227;o de 2012 8ï¸�â�£  [ editar | editar c&#243;digo-fonte ]&lt

;/p&gt;
&lt;p&gt;Houve v&#225;rias cr&#237;ticas &#224; forma como a TV Globo fez a cobe

rtura do julgamento do 8ï¸�â�£  caso conhecido como Mensal&#227;o, que coincidiu com

 as elei&#231;&#245;es municipais no Brasil em 2012.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;No m&#234;s de outubro de 2012, &#224;s 8ï¸�â�£  v&#233;speras do segundo t

urno das elei&#231;&#245;es municipais, o Jornal Nacional dedicou 18 dos seus 32

 minutos de dura&#231;&#227;o para abordar 8ï¸�â�£  o julgamento, tendo ainda como a

gravante o fato da mat&#233;ria ter ido ao ar imediatamente ap&#243;s o fim do h

or&#225;rio 8ï¸�â�£  eleitoral, que, em S&#227;o Paulo, foi encerrado com o programa

 de Fernando Haddad, candidato do PT.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Durante todo o segundo turno 8ï¸�â�£  o notici&#225;rio do mensal&#227;o fo

i apresentado pelo telejornal sempre logo ap&#243;s ao fim do hor&#225;rio eleit

oral.[66]&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Manifesta&#231;&#245;es de 2013 e impeachment 8ï¸�â�£  de Dilma [ editar | 

editar c&#243;digo-fonte ]&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Manifestantes penduram ef&#237;gie do ex-juiz Sergio Moro, como &quot;t

raidor&quot;, em frente ao pr&#233;dio 8ï¸�â�£  da 13&#170; Vara da Justi&#231;a Fed

eral em S&#227;o Paulo&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Durante a s&#233;rie de manifesta&#231;&#245;es populares que ocorreram

 em v&#225;rias cidades brasileiras 8ï¸�â�£  em 2013, protestos em frente &#224;s se

des da emissora aconteceram por todo o pa&#237;s.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;A sede da empresa em S&#227;o Paulo 8ï¸�â�£  teve estrume lan&#231;ado sobr

e a {k0} fachada, al&#233;m dos muros terem sido pichados.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;[67][68] No protesto na sede da emissora no 8ï¸�â�£  Rio de Janeiro, os man

ifestantes entraram em confronto com a pol&#237;cia.[69]&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Em coment&#225;rio feito no dia 12 de junho, o cineasta 8ï¸�â�£  e jornalis

ta Arnaldo Jabor, no Jornal da Globo, afirmou que a grande maioria dos manifesta

ntes seria composta por jovens de 8ï¸�â�£  classe m&#233;dia e que a manifesta&#231;

&#227;o seria decorrente de ignor&#226;ncia pol&#237;tica e do est&#237;mulo dos

 protestos na Turquia.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Em tom provocador, 8ï¸�â�£  Jabor questionou por que n&#227;o lutam contra 

a PEC 37 que, em {k0} opini&#227;o, seria um motivo mais leg&#237;timo.&lt;/p&gt

;
&lt;p&gt;Por fim, 8ï¸�â�£  finaliza dizendo que os manifestantes talvez nem sequer s

aibam o que &#233; a PEC 37 e que n&#227;o valham sequer 8ï¸�â�£  os R$0,20 do aumen

to das passagens.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;[70] No dia 17, em {k0} se&#231;&#227;o na r&#225;dio CBN, se desculpou

 por suas declara&#231;&#245;es, 8ï¸�â�£  afirmando que temia que a energia fosse ga

sta com uma reivindica&#231;&#227;o boba, mas que viu que o problema era muito 8

ï¸�â�£  maior.[71][72]&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;No processo de impeachment de Dilma Rousseff, a Globo foi acusada pela 

revista CartaCapital de parcialidade.[73]&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Elei&#231;&#245;es de 2022 [ editar 8ï¸�â�£  | editar c&#243;digo-fonte ]&l

t;/p&gt;
&lt;p&gt;Na elei&#231;&#227;o de 2022, a Globo foi acusada por grupos de direita

 de ter feito uma cobertura 8ï¸�â�£  parcial contra o presidente Jair Bolsonaro.&lt;

/p&gt;
&lt;p&gt;[74][75] O presidente Jair Bolsonaro ergueu uma faixa contra a emissora

 com os dizeres &quot;Globo 8ï¸�â�£  Lixo&quot; em fevereiro de 2021.[76]&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;O jornalista Datena acusou a emissora de se voltar contra o governo Bol

sonaro por interesses financeiros: 8ï¸�â�£  &quot;&quot;O genro do Silvio Santos &#2

33; ministro do Bolsonaro, isso &#233; nepotismo? Acho que &#233;.(...&lt;/p&gt;) Tj T*

BT /F1 12 Tf 50 -10160 Td (&lt;p&gt;) e ver quantos caras a&#237; 8ï¸�â�£  (no Globo) com parente que esses car

as dessa Rede Globo que trabalham para senador, deputado, governo (..).&lt;/p&gt

;
&lt;p&gt;Essa Globo, ela trabalha 8ï¸�â�£  inteira para os governos que est&#227;o e

leitos l&#225;.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Durante a ditadura militar, depois com o governo do Lula, ela trabalha 

direto 8ï¸�â�£  pro governo.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;S&#243; n&#227;o trabalha agora pro Bolsonaro porque o Bolsonaro chutou

 o saco da Globo, mas ela trabalhou pra todos 8ï¸�â�£  esses governos.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Ela vai pro lado que est&#225; ventando (..&lt;/p&gt;) Tj T*

BT /F1 12 Tf 50 -10320 Td (&lt;p&gt;) Agora que n&#227;o est&#225; trabalhando pro Bolsonaro desce o cacete

 no 8ï¸�â�£  Bolsonaro, mas sempre trabalhou assim com governo, recebendo verba pra 

caramba.&quot;.[77]&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;O deputado Eduardo Bolsonaro acusou a emissora de esconder a 8ï¸�â�£  dela&

#231;&#227;o de Marcos Val&#233;rio para apoiar a candidatura de Luiz In&#225;ci

o da Silva: &quot;Ao contr&#225;rio da Globo, a Record mostra 8ï¸�â�£  que &#233; um

a TV s&#233;ria e repercute dela&#231;&#227;o de Marcos Val&#233;rio, onde ele d

etalha envolvimento de Lula com o assassinato 8ï¸�â�£  do prefeito Celso Daniel e se

us la&#231;os com o PCC&quot;.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;[78] O presidente Jair Bolsonaro acusou o apresentador William Bonner d

e 8ï¸�â�£  defender a inoc&#234;ncia do presidente Luiz In&#225;cio Lula da Silva: &

quot;O William Bonner se postou como um jurista.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;&#39;O senhor n&#227;o 8ï¸�â�£  deve mais nada &#224; Justi&#231;a&#39;.&lt

;/p&gt;
&lt;p&gt;P&#244;, o cara [Lula] foi condenado em tr&#234;s inst&#226;ncias por u

nanimidade.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Voc&#234; v&#234; v&#225;rios delatores devolvendo R$ 8ï¸�â�£  6 bilh&#245;

es (...&lt;/p&gt;) Tj T*

BT /F1 12 Tf 50 -10632 Td (&lt;p&gt;) O Bonner, no meu entender, tem muita chance de ir para o Supremo Trib

unal Federal.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Porque voc&#234; n&#227;o 8ï¸�â�£  precisa sequer ser advogado.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Tem que ter conhecimento jur&#237;dico.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;E o Bonner demonstrou conhecimento jur&#237;dico, n&#233;&quot;.[79]&lt

;/p&gt;
&lt;p&gt;Jornalistas da Rede Globo foram hostilizados por 8ï¸�â�£  apoiadores do pre

sidente Jair Bolsonaro durante a cobertura do Dia da Padroeira em Aparecida (S&#) Tj T*

BT /F1 12 Tf 50 -10760 Td (227;o Paulo).&lt;/p&gt;

&lt;p&gt;[80] Outra equipe da Globo 8ï¸�â�£  que cobria um ato de campanha de Bolson

aro foi hostilizada no Rio de Janeiro.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;[81] &#192; quatro dias do segundo turno, 8ï¸�â�£  um editorial do Jornal d

a Globo acusou a campanha do presidente Jair Bolsonaro de &quot;apostar na confu

s&#227;o&quot;.[82]&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Um v&#237;deo que mostra 8ï¸�â�£  jornalistas da TV Globo comemorando o res

ultado da elei&#231;&#227;o presidencial vencida por Luiz In&#225;cio Lula da Si

lva viralizou nas redes 8ï¸�â�£  sociais.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;A emissora emitiu um comunicado em que &quot;lamentou&quot; a atitude d

e um pequeno grupo que se esqueceu dos princ&#237;pios editoriais 8ï¸�â�£  da empres

a.[83]&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Censura imposta &#224; TV Globo [ editar | editar c&#243;digo-fonte ]&l

t;/p&gt;
&lt;p&gt;Em novembro de 2018, a divis&#227;o de homic&#237;dios da 8ï¸�â�£  Pol&#237

;cia Civil do Brasil e o Minist&#233;rio P&#250;blico do Rio de Janeiro entraram

 com processo judicial pedindo que a TV 8ï¸�â�£  Globo fosse proibida de divulgar qu

alquer informa&#231;&#227;o do inqu&#233;rito policial que apura o assassinato d

a vereadora Marielle Franco e do 8ï¸�â�£  motorista Anderson Gomes.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Gustavo Gomes Kalil, que &#233; o juiz da quarta vara criminal do Rio d

e Janeiro aceitou o pedido, 8ï¸�â�£  argumentando que a TV Globo vazava conte&#250;d

o dos autos de forma &quot;prejudicial&quot;, expondo dados das investiga&#231;&

#245;es e das testemunhas.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;[84] Por&#233;m, 8ï¸�â�£  os dados at&#233; ent&#227;o divulgados pela TV G

lobo foram reportados sem exp&#244;r informa&#231;&#245;es pessoais, com alguns 

sendo apresentados de forma 8ï¸�â�£  an&#244;nima.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;A TV Globo disse que a decis&#227;o judicial foi excessiva e que fere g

ravemente a liberdade de imprensa.[85]&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;A Associa&#231;&#227;o Brasileira 8ï¸�â�£  de Jornalismo Investigativo (Abr) Tj T*

BT /F1 12 Tf 50 -11260 Td (aji) divulgou uma nota:&lt;/p&gt;

&lt;p&gt;A Abraji considera que a decis&#227;o do juiz viola o direito dos brasi

leiros &#224; 8ï¸�â�£  livre circula&#231;&#227;o de informa&#231;&#245;es de intere

sse p&#250;blico.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;A imposi&#231;&#227;o de censura &#233; uma afronta &#224; Constitui&#2

31;&#227;o.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;A liberdade de imprensa, fundamental para 8ï¸�â�£  a democracia, deveria se

r resguardada por todas as inst&#226;ncias do Poder Judici&#225;rio, mas &#233; 

frequentemente ignorada por ju&#237;zes que, meses 8ï¸�â�£  ou anos depois, s&#227;o

 desautorizados por tribunais superiores.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Nesse meio tempo, o direito dos cidad&#227;os de serem informados fica 

suspenso, o 8ï¸�â�£  que gera preju&#237;zos irrepar&#225;veis para a sociedade.&lt;

/p&gt;
&lt;p&gt;O caso em quest&#227;o &#233; um exemplo dessa pr&#225;tica absurda, qu

e precisa acabar.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Cabe ao 8ï¸�â�£  Poder Judici&#225;rio preservar direitos constitucionais, 

n&#227;o atac&#225;-los.&quot; [ 86 ]&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Jornalista Glenn Greenwald, um dos editores do site The Intercept.&lt;/

p&gt;
&lt;p&gt;Em entrevista 8ï¸�â�£  para a Ag&#234;ncia P&#250;blica, ap&#243;s as prime

iras revela&#231;&#245;es do The Intercept sobre as a&#231;&#245;es do ex-juiz S

ergio Moro na Lava 8ï¸�â�£  Jato, Glenn Greenwald falou que a TV Globo e a &quot;gra

nde m&#237;dia&quot;, com exce&#231;&#227;o do jornal Folha de S.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Paulo e 8ï¸�â�£  jornalistas independentes, trabalharam com a Lava Jato &qu

ot;publicando o que a for&#231;a-tarefa queria que eles publicassem.&quot;[87]&l

t;/p&gt;
&lt;p&gt;&quot;Quando voc&#234; denuncia a&#231;&#245;es de 8ï¸�â�£  corruptos ou tr

ata de problemas sobre o governo, ele sempre tenta distrair falando somente sobr

e quem revelou essa corrup&#231;&#227;o, quem 8ï¸�â�£  divulgou esses crimes para cr

iminalizar pessoas, jornalistas ou fontes que revelaram o material.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Essa estrat&#233;gia, n&#227;o dos jornalistas, &#233; o que 8ï¸�â�£  a Glo

bo est&#225; usando.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Porque a Globo e a for&#231;a-tarefa da Lava Jato s&#227;o parceiras.&l

t;/p&gt;
&lt;p&gt;E os documentos mostram isso, n&#233;? N&#227;o 8ï¸�â�£  &#233; s&#243; eu 

que estou falando isso por causa da Globo.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Os documentos mostram como Moro e Deltan est&#227;o trabalhando juntos 

8ï¸�â�£  com a Globo e n&#243;s vamos reportar, ent&#227;o eu sei disso j&#225; e a 

reportagem est&#225; mostrando.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Mas o resto da 8ï¸�â�£  grande m&#237;dia est&#225; tratando a hist&#243;ri

a com a gravidade que merece.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;&#201; imposs&#237;vel para todo mundo que est&#225; lendo esse materia

l 8ï¸�â�£  defender o que Moro fez.Imposs&#237;vel! [...&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;] posso falar que exatamente como disse hoje, a Globo foi para a for&#2

31;a-tarefa da 8ï¸�â�£  Lava Jato aliada, amiga, parceira, s&#243;cia.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Assim como a for&#231;a-tarefa da Lava Jato foi o mesmo para a Globo.&l

t;/p&gt;
&lt;p&gt;&quot; Glenn Greenwald 8ï¸�â�£  [ 87 ]&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;A emissora rebateu as cr&#237;ticas de Greenwald em nota, ao dizer que 

Gleen de fato havia entrado em 8ï¸�â�£  contato com eles para propor uma nova parcer

ia jornal&#237;stica, por conta do trabalho que havia sido feito sobre as revela

&#231;&#245;es 8ï¸�â�£  da vigil&#226;ncia global de Edward Snowden.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;A Globo afirmou que, apesar de ter oferecido o material, o jornalista n

&#227;o quis disponibilizar 8ï¸�â�£  informa&#231;&#245;es sobre o conte&#250;do das

 revela&#231;&#245;es e sobre a origem dos dados.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Por conta disto, a emissora teria recusado a oferta.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Na 8ï¸�â�£  sexta, dia 7 de junho, Greenwald mandou um email afirmando que 

n&#227;o recebeu nenhuma resposta da Globo e que devia 8ï¸�â�£  supor que a emissora

 n&#227;o estava interessada em reportar este material.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;N&#227;o houve contatos posteriores entre as partes.[88]&quot;[...&lt;/

p&gt;
&lt;p&gt;] causam indigna&#231;&#227;o e 8ï¸�â�£  revolta os ataques que ele desfere

 contra a Globo na entrevista publicada na Ag&#234;ncia P&#250;blica.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Se a avalia&#231;&#227;o dele em rela&#231;&#227;o 8ï¸�â�£  ao jornalismo d

a Globo e a cobertura da Lava-Jato nos &#250;ltimos cinco anos &#233; esta expos

ta na entrevista, por que 8ï¸�â�£  insistiu tanto para repetir &quot;uma parceria vi

toriosa&quot; e ser tema de um dos programas de maior prest&#237;gio da emissora

? A 8ï¸�â�£  Globo cobriu a Lava-Jato com corre&#231;&#227;o e objetividade, relatan

do seus desdobramentos em outras inst&#226;ncias, abrindo sempre espa&#231;o par

a a defesa 8ï¸�â�£  dos acusados.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;O comportamento de Greenwald nos epis&#243;dios aqui narrados permite a

o p&#250;blico julgar o car&#225;ter dele.&quot; Rede Globo [ 88 8ï¸�â�£  ]&lt;/p&gt

;
&lt;p&gt;Ricardo Kotscho, escrevendo para o Observat&#243;rio da Imprensa, criti

cou a cobertura jornal&#237;stica do SBT, TV Globo e RecordTV dada aos 8ï¸�â�£  fato

s em rela&#231;&#227;o aos hackers e ao The Intercept:&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;[ 89 ] &quot;&#201; isso que est&#225; acontecendo no Brasil bolsonaria

no, com 8ï¸�â�£  essa hist&#243;ria rocambolesca dos hackers fajutos de Araraquara, 

para esconder o que j&#225; foi apurado e denunciado pelo The Intercept 8ï¸�â�£  e o

utros ve&#237;culos sobre o modus operandi do ex-juiz Sergio Moro e seus procura

dores amestrados.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Mas essa blindagem s&#243; &#233; poss&#237;vel 8ï¸�â�£  porque as tr&#234;

s grandes redes de TV do pa&#237;s formaram uma rede de prote&#231;&#227;o que e

sconde o mais importante â�� 8ï¸�â�£  o conte&#250;do t&#243;xico dos di&#225;logos de

 Moro com os procuradores da Lava Jato â�� para noticiar &#224; exaust&#227;o o mo

dus 8ï¸�â�£  operandi dos hackers tabajaras.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Globo, Record e SBT deixaram o jornalismo de lado para formar uma rede 

nacional com notici&#225;rio &#250;nico, 8ï¸�â�£  pautado somente por seus interesse

s comerciais e pol&#237;ticos, assim como fizeram durante a &#250;ltima campanha

 presidencial.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;(.&lt;/p&gt;) Tj T*

BT /F1 12 Tf 50 -12816 Td (&lt;p&gt;.&lt;/p&gt;) Tj T*

BT /F1 12 Tf 50 -12828 Td (&lt;p&gt;.&lt;/p&gt;) Tj T*

BT /F1 12 Tf 50 -12840 Td (&lt;p&gt;) J&#225; a Globo, como 8ï¸�â�£  de costume, &#233; mais sofisticada, mais 

sinuosa, d&#225; um ar de seriedade ol&#237;mpica aos Bonners do JN e n&#227;o p

erde 8ï¸�â�£  a chance de publicar editoriais sobre a {k0} &#39;isen&#231;&#227;o e 

imparcialidade&#39;, como se todo mundo fosse idiota.&quot;&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Rela&#231;&#245;es com o prefeito 8ï¸�â�£  Marcello Crivella [ editar | edi

tar c&#243;digo-fonte ]&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Em abril de 2019, o prefeito do Rio de Janeiro Marcelo Crivella se 8ï¸�â�£ 

 recusou a responder uma jornalista e a empurrou.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Ele foi questionado sobre o fim das interdi&#231;&#245;es que ocorria n

o Rio de 8ï¸�â�£  Janeiro ap&#243;s um temporal.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Marcelo Crivella acusou a rep&#243;rter que trabalha na TV Globo de &qu

ot;fazer campanha contra o Rio de 8ï¸�â�£  Janeiro&quot;.[85]&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Ap&#243;s insist&#234;ncia da rep&#243;rter atr&#225;s da informa&#231;

&#227;o, Crivella virou-se de costas para a rep&#243;rter e a empurrou para afas

tar o 8ï¸�â�£  microfone: &quot;N&#227;o, n&#227;o quero falar com voc&#234;s&quot;.

&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Crivella acusou a TV Globo de fazer &quot;chantagem&quot; e &quot;campa

nha pol&#237;tica&quot; por mostrar os 8ï¸�â�£  problemas da cidade do Rio de Janeir

o: &quot;o que a Globo quer &#233; dinheiro em {k0} propaganda.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;O que ela quer 8ï¸�â�£  &#233; que a gente fa&#231;a uma festa no Carnaval 

e ela possa vender 240 milh&#245;es de reais com a prefeitura 8ï¸�â�£  pagando todo 

o Carnaval.&quot;[85]&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;A Associa&#231;&#227;o Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) 

divulgou uma nota:&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;&quot;[Crivella estava em] ato n&#227;o condizente com os 8ï¸�â�£  princ&#2

37;pios constitucionais da transpar&#234;ncia na administra&#231;&#227;o p&#250;

blica e da garantia do acesso a informa&#231;&#245;es p&#250;blicas (.&lt;/p&gt;) Tj T*

BT /F1 12 Tf 50 -13300 Td (&lt;p&gt;.&lt;/p&gt;) Tj T*

BT /F1 12 Tf 50 -13312 Td (&lt;p&gt;.&lt;/p&gt;) Tj T*

BT /F1 12 Tf 50 -13324 Td (&lt;p&gt;) A Abraji considera a 8ï¸�â�£  atitude do prefeito diante dos questionamen

tos de Larissa Schmidt incompat&#237;vel com seu cargo.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Agentes p&#250;blicos t&#234;m o dever de fornecer informa&#231;&#245;e

s 8ï¸�â�£  sobre suas atividades e de respeitar o trabalho dos jornalistas de levar 

tais informa&#231;&#245;es ao p&#250;blico.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Discriminar meios de comunica&#231;&#227;o &#233; 8ï¸�â�£  antidemocr&#225;

tico e fere a liberdade de imprensa.[ 85 ]&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;No dia 16 de dezembro de 2019, a ju&#237;za Alessandra Cristina Tufvess

on, 8ï¸�â�£  da 8.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;&#170; Vara de Fazenda P&#250;blica do Tribunal de Justi&#231;a do Esta

do do Rio de Janeiro, concede liminar &#224; TV 8ï¸�â�£  Globo e a outros ve&#237;cu

los do Grupo Globo que permite o acesso de suas equipes de jornalismo a eventos 

e 8ï¸�â�£  entrevistas coletivas organizados pela Prefeitura do Rio de Janeiro, ap&#

243;s o prefeito do munic&#237;pio, Marcelo Crivella, cortar rela&#231;&#245;es 

com os 8ï¸�â�£  ve&#237;culos e ordenar que os mesmos fossem barrados pelas equipes 

de seguran&#231;a, como rea&#231;&#227;o a den&#250;ncias de corrup&#231;&#227;o

 envolvendo o 8ï¸�â�£  prefeito em mat&#233;ria publicada pelo jornal O Globo em 2 d

e dezembro.[90]&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Em 1995 a TV Globo colocou ao ar a 8ï¸�â�£  miniss&#233;rie Decad&#234;ncia

 de Dias Gomes inspirada nas palavras do empres&#225;rio e televangelista Edir M

acedo.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Na opini&#227;o de Edir essa miniss&#233;rie foi 8ï¸�â�£  um ataque direto 

aos valores dos protestantes.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;[92] Em 2009 o programa protestante Fala Que Eu Te Escuto, da Igreja Un

iversal 8ï¸�â�£  do Reino de Deus, exibido na RecordTV, mostrou imagens de templos e

m v&#225;rias capitais do Brasil, lotados para uma vig&#237;lia 8ï¸�â�£  nomeada de 

&quot;Protesto Contra a TV Globo&quot;.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Transmiss&#245;es ao vivo mostraram testemunhos de pessoas que diziam n

unca mais sintonizar a Globo.[93]&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Durante 8ï¸�â�£  a campanha das elei&#231;&#245;es municipais do Rio de Jan

eiro de 2016, Marcelo Crivella classificou a TV Globo como &quot;inimiga jurada&

quot; 8ï¸�â�£  de {k0} campanha e disse que &quot;Roberto (Marinho), l&#225; do c&#2

33;u, deve estar triste&quot;.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;[94] e se negou a participar de 8ï¸�â�£  sabatinas no RJTV, alegando que a 

emissora fora respons&#225;vel por uma &quot;cobertura manipuladora e tendencios

a&quot;.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;[95] O candidato entrou ainda com 8ï¸�â�£  uma representa&#231;&#227;o cont

ra a emissora no Tribunal Regional Eleitoral.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;No entanto, seus pedidos por direito de resposta foram rejeitados pelo 

tribunal.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;[96] 8ï¸�â�£  Ap&#243;s as elei&#231;&#245;es, o Fala Que Eu Te Escuto aleg

ou que Crivella &quot;foi alvo de uma intensa campanha negativa da 8ï¸�â�£  m&#237;d

ia, principalmente no segundo turno&quot;.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;O programa listou a TV Globo e o jornal O Globo como alguns dos ve&#237

;culos de 8ï¸�â�£  m&#237;dias mais &quot;agressivos&quot;.[97]&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Outras igrejas evang&#233;licas [ editar | editar c&#243;digo-fonte ]&l

t;/p&gt;
&lt;p&gt;Em 2014, um quadro do programa humor&#237;stico Zorra Total, intitulado

 8ï¸�â�£  &quot;Igreja Admilsista do S&#233;timo D&#237;gito&quot;, mostrou um falso

 pastor que fez uma sess&#227;o de descarrego onde induzia os fi&#233;is a 8ï¸�â�£  

pagarem d&#237;zimos mais altos.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;O mestre em Teologia Michelson Borges considera o que a Globo fez como 

blasf&#234;mia e desrespeito contra 8ï¸�â�£  os adventistas.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;&quot;Usaram dezenas de vezes as palavras &#39;aleluia&#39; e &#39;gl&#

243;ria&#39;, em meio ao puro deboche, pronunciadas por personagens rid&#237;cul

os&quot;, disse 8ï¸�â�£  o acad&#234;mico.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Em defesa, a emissora afirmou que o personagem &#233; ficcional e nega 

ter preconceito com a igreja evang&#233;lica.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;&quot;Zorra Total 8ï¸�â�£  &#233; um programa humor&#237;stico, que n&#227;

o tem outro objetivo sen&#227;o o de entreter e divertir, sem compromisso com a 

realidade, 8ï¸�â�£  como registramos ao final de cada epis&#243;dio.[98]&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Em 2015, o programa T&#225; no Ar: a TV na TV mostrou a &quot;Galinha 8

ï¸�â�£  Convertidinha&quot;, vers&#227;o satirizada do personagem infantil Galinha P

intadinha, o que suscitou cr&#237;ticas entre evang&#233;licos.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;[99] Tamb&#233;m foi feita a vers&#227;o &quot;Galinha 8ï¸�â�£  Mu&#231;ulm

ana Pintadinha&quot;.[100]&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Transmiss&#227;o de eventos esportivos [ editar | editar c&#243;digo-fo

nte ]&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Acho que a CBF n&#227;o tem uma interfer&#234;ncia dentro do 8ï¸�â�£  futeb

ol t&#227;o grande.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;A CBF cuida apenas da Sele&#231;&#227;o Brasileira.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Quem realmente cuida do futebol brasileiro &#233; a Globo.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;A gente sabe que 8ï¸�â�£  a Globo trabalha na depend&#234;ncia da novela.&l

t;/p&gt;
&lt;p&gt;A gente brinca aqui no Coritiba que os jogos de quarta-feira s&#243; ro

lam depois 8ï¸�â�£  do &#250;ltimo beijo da novela.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;- Alex, jogador do Coritiba[101]&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;A TV Globo &#233; frequentemente acusada de deter o monop&#243;lio das 

transmiss&#245;es 8ï¸�â�£  esportivas, principalmente do Campeonato Brasileiro de Fu

tebol.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;A Rede Record acusou a emissora de manter a divis&#227;o da transmiss&#

227;o do campeonato 8ï¸�â�£  brasileiro apenas com a Rede Bandeirantes por ela n&#22

7;o concorrer em termos de audi&#234;ncia.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;[102] A parceria com a Bandeirantes chegou 8ï¸�â�£  ao fim em 2016 quando a

 Band anunciou {k0} sa&#237;da em fun&#231;&#227;o da crise econ&#244;mica de 20

14.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Em um comunicado, a 8ï¸�â�£  emissora divulgou que &quot;Durante as &#250;l

timas dez temporadas, Band e Globo caminharam lado a lado na exibi&#231;&#227;o 

do Campeonato Brasileiro 8ï¸�â�£  de Futebol da S&#233;rie A, com m&#250;tuos benef&

#237;cios e em perfeita sintonia.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Contudo, em que pese o enorme esfor&#231;o de ambas 8ï¸�â�£  as empresas pa

ra viabilizarem a continuidade da exposi&#231;&#227;o conjunta dessa competi&#23

1;&#227;o, o agravamento da crise econ&#244;mica impediu a Band de 8ï¸�â�£  prossegu

ir com esse licenciamento, a partir da temporada 2016.&quot;[103]&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Em 20 de outubro de 2010, depois de 10 anos de tentativas, 8ï¸�â�£  o Conse

lho Administrativo de Defesa Econ&#244;mica (CADE) emitiu orienta&#231;&#227;o a

o Clube dos 13 (grupo que re&#250;ne 20 grandes times do 8ï¸�â�£  futebol brasileiro) Tj T*

BT /F1 12 Tf 50 -14984 Td (, mas &#233; chamado Clube dos 13) para que os direitos de transmiss&#227;o do C

ampeonato Brasileiro fossem dados a 8ï¸�â�£  partir de um leil&#227;o.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;[104] Apesar disso, o Clube dos 13 desrespeitou a orienta&#231;&#227;o 

do CADE e firmou contrato com a 8ï¸�â�£  TV Globo para todas as m&#237;dias.[105][10

5]&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Segundo mat&#233;ria do Esporte Fant&#225;stico da Rede Record, exibida

 em 17 de agosto de 2013, 8ï¸�â�£  a Globo seria a principal respons&#225;vel pelo b

aixo p&#250;blico presente nas partidas do Campeonato Brasileiro de Futebol daqu

ele ano.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;[102] Segundo 8ï¸�â�£  a reportagem, a pr&#225;tica da emissora carioca de 

for&#231;ar a exibi&#231;&#227;o das partidas ap&#243;s o final da novela das no

ve, 8ï¸�â�£  com in&#237;cio por volta das 22 horas, inibe a presen&#231;a do p&#250

;blico nos est&#225;dios.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;[102] A Record conseguiu adquirir os direitos 8ï¸�â�£  de transmiss&#227;o 

de eventos esportivos como Olimp&#237;adas de Inverno de 2010, Jogos Pan-america

nos de 2011, Olimp&#237;adas de 2012, Olimp&#237;adas de 8ï¸�â�£  Inverno de 2014, J

ogos Pan-americanos de 2015 e Olimp&#237;adas de 2016 (essa &#250;ltima em parce) Tj T*

BT /F1 12 Tf 50 -15292 Td (ria com a Globo e a 8ï¸�â�£  Band).&lt;/p&gt;

&lt;p&gt;Apesar disso, a Globo manteve o direito de transmiss&#227;o da Copa do 

Mundo FIFA de 2018 e de 2022, num 8ï¸�â�£  processo de concorr&#234;ncia criticado p

ela Record por {k0} &quot;falta de transpar&#234;ncia&quot;.[106]&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Em dezembro de 2015, o Grupo Globo assinou parceria com 8ï¸�â�£  o Comit&#2

34; Ol&#237;mpico Brasileiro, que assegura a exclusividade de transmiss&#227;o e

m TV aberta para o Brasil dos Jogos Ol&#237;mpicos entre 8ï¸�â�£  as edi&#231;&#245;

es de 2020 e 2032.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;O acordo abrange tamb&#233;m os Jogos Ol&#237;mpicos de Inverno de Pyeo

ngchang, em 2018, e em 8ï¸�â�£  Pequim, em 2022, al&#233;m de todos eventos do COI a

t&#233; 2032 ainda sem sedes definidas.[107]&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Jornalistas holandeses do jornal di&#225;rio, Trouw, 8ï¸�â�£  demonstraram 

que a TV Globo foi mencionada no Panama Papers &quot;v&#225;rias vezes&quot; em 

uma investiga&#231;&#227;o de lavagem de dinheiro do 8ï¸�â�£  banco De Nederlandsche

, que divulgou que a Globo, durante anos, fez muitas &quot;transa&#231;&#245;es 

financeiras irregulares&quot; usando para&#237;sos fiscais, supostamente com 8ï¸�â�£

  a finalidade de pagar os direitos de transmiss&#227;o da Copa Libertadores.[10

8]&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Eu quero pedir desculpas ao Sid&#227;o por essa ironia de 8ï¸�â�£  mau gost

o com esse trof&#233;u rid&#237;culo, o Sid&#227;o &#233; um trabalhador honesto

 e merece respeito de todos, me desculpe mesmo! 8ï¸�â�£  - Casagrande, comentarista 

esportivo da Rede Globo&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Em 12 de maio de 2019, o goleiro Sid&#227;o foi exposto de maneira vexa

t&#243;ria 8ï¸�â�£  ao vivo durante a transmiss&#227;o de uma partida do Campeonato 

Brasileiro, ap&#243;s a derrota do time que defendia, nesse caso 8ï¸�â�£  o Vasco co

ntra a equipe do Santos, por 3 a 0.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;O atleta, na ocasi&#227;o, havia cometido falhas grotescas durante a 8ï¸�

â�£  partida, principalmente nos lances que resultaram nos dois primeiros gols da 

equipe paulista.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Sid&#227;o foi escolhido como Craque do Jogo, uma 8ï¸�â�£  vota&#231;&#227;

o popular feita para determinar o melhor jogador da partida pelos internautas no

 portal GloboEsporte.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;com, que naquele dia implantou mudan&#231;as 8ï¸�â�£  no m&#233;todo de vot

a&#231;&#227;o.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;De acordo com o portal UOL, a escolha de jogadores para a vota&#231;&#2

27;o era filtrada pela emissora, 8ï¸�â�£  o que n&#227;o ocorreu na partida ocorrida

 no dia 12 de maio.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;A pedido do departamento comercial, as op&#231;&#245;es de jogadores 8ï¸�

â�£  foram expandidas na tentativa de vender um projeto parecido com o da Budweise

r na Copa do Mundo da R&#250;ssia.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Apesar de 8ï¸�â�£  poss&#237;veis problemas, a equipe da emissora decidiu s

eguir o protocolo e entregou o trof&#233;u ao jogador, de maneira constrangedora

, quanto 8ï¸�â�£  para o goleiro, quanto para a rep&#243;rter Julia Guimar&#227;es n

o gramado.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Durante a partida, uma campanha virtual foi realizada por torcedores 8ï¸�

â�£  via redes sociais, que escolheram propositalmente o jogador para ganhar o t&#

237;tulo.[109][110]&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Ap&#243;s o final da partida, in&#250;meras cr&#237;ticas surgiram por 

8ï¸�â�£  parte de jogadores, comentaristas (principalmente de Walter Casagrande em s) Tj T*

BT /F1 12 Tf 50 -16160 Td (eu Instagram, que chamou o trof&#233;u de &quot;rid&#237;culo&quot;)[111] e outr

os profissionais 8ï¸�â�£  do esporte, que viram a atitude da Globo como &quot;desres

peitosa&quot; &#224; honra do jogador.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;[112][113] O Grupo Globo emitiu um pedido 8ï¸�â�£  de desculpas em um de se

us portais e comunicou que o m&#233;todo de vota&#231;&#227;o do pr&#234;mio ser

&#225; alterado, mas que 8ï¸�â�£  manter&#225; a vota&#231;&#227;o popular.[114]&lt;

/p&gt;
&lt;p&gt;Acusa&#231;&#245;es de fraudes [ editar | editar c&#243;digo-fonte ]&lt

;/p&gt;
&lt;p&gt;Entre 2010 e 2012, o conglomerado foi notificado 776 8ï¸�â�£  vezes por son

ega&#231;&#227;o fiscal.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;[115] Em uma destas lavagens de dinheiro nos Estados Unidos foi deposit

ado 1,6 bilh&#227;o atrav&#233;s do Banestado.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;[116] 8ï¸�â�£  A maior parte das autua&#231;&#245;es envolve a apreens&#227

;o de equipamentos, sem o recolhimento de impostos, no Aeroporto do Gale&#227;o,

 no 8ï¸�â�£  Rio de Janeiro.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;[115] Ainda segundo a Receita, a empresa praticou fraude cont&#225;bil 

ao negociar um perd&#227;o de 158 milh&#245;es de 8ï¸�â�£  reais em d&#237;vidas com

 o banco JP Morgan em 2005.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;[2] A emissora, multada em 730 milh&#245;es de reais, contesta a 8ï¸�â�£  c

obran&#231;a, mas foi derrotada em uma das inst&#226;ncias do Minist&#233;rio da

 Fazenda, o Conselho Administrativo de Recursos Fiscais, em setembro 8ï¸�â�£  de 201

3.[2]&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Al&#233;m disso, o conglomerado teria sonegado o Imposto de Renda ao us

ar um para&#237;so fiscal para comprar os direitos 8ï¸�â�£  de transmiss&#227;o da C

opa do Mundo FIFA de 2002.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Ap&#243;s o t&#233;rmino das investiga&#231;&#245;es, em outubro de 200

6, a Receita Federal 8ï¸�â�£  quis cobrar multa de 615 milh&#245;es de reais da emis

sora.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;No entanto, semanas depois o processo desapareceu da sede da Receita 8ï¸�

â�£  no Rio de Janeiro.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Em janeiro de 2013, a funcion&#225;ria da Receita, Cristina Maris Meini

ck Ribeiro, foi condenada pela Justi&#231;a a 8ï¸�â�£  quatro anos de pris&#227;o co

mo respons&#225;vel pelo sumi&#231;o.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;No processo, ela afirmou ter agido por livre e espont&#226;nea vontade.

[2]&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Um documento datado 8ï¸�â�£  de 15 de setembro de 2006, liberado pelo site 

WikiLeaks em 2013, cita que a TV Globo repassou &#224; UNESCO 8ï¸�â�£  apenas 10% do

 valor arrecadado desde 1986 com a campanha (&#224; &#233;poca 94,8 milh&#245;es) Tj T*

BT /F1 12 Tf 50 -16836 Td ( de reais).&lt;/p&gt;

&lt;p&gt;[117][118] Numa nota ao portal 8ï¸�â�£  R7, a emissora respondeu: &quot;A G

lobo desconhece os documentos citados.(...&lt;/p&gt;) Tj T*

BT /F1 12 Tf 50 -16880 Td (&lt;p&gt;) [No] acordo, n&#227;o existe qualquer cl&#225;usula prevendo pagament

o de taxa 8ï¸�â�£  de administra&#231;&#227;o.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Todos os custos referentes &#224; gest&#227;o e administra&#231;&#227;o

 do fundo Crian&#231;a Esperan&#231;a, a cargo da Unesco, s&#227;o integralmente

 pagos 8ï¸�â�£  pela TV Globo com recursos pr&#243;prios.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;&quot;[119] Em 2011, a UNESCO divulgou comunicado em que esclarecia os 

boatos sobre a suposta 8ï¸�â�£  sonega&#231;&#227;o.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Segundo o &#243;rg&#227;o, &quot;por se tratar de uma ag&#234;ncia das 

Na&#231;&#245;es Unidas, doa&#231;&#245;es para a Unesco n&#227;o s&#227;o dedut

&#237;veis no 8ï¸�â�£  Imposto de Renda, que veta supress&#227;o de contribui&#231;&

#245;es feitas a organismos internacionais.[120]&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Em 2016, jornalistas holandeses do jornal di&#225;rio, Trouw, demonstra

ram 8ï¸�â�£  que a TV Globo foi mencionada &quot;v&#225;rias vezes&quot; em uma inve

stiga&#231;&#227;o de lavagem de dinheiro do banco De Nederlandsche, que 8ï¸�â�£  di

vulgou que a Globo, durante anos, fez muitas &quot;transa&#231;&#245;es financei

ras irregulares&quot; usando para&#237;sos fiscais, supostamente com a finalidad

e de pagar 8ï¸�â�£  os direitos de transmiss&#227;o da Copa Libertadores.[108]&lt;/p

&gt;
&lt;p&gt;Beyond Citizen Kane [ editar | editar c&#243;digo-fonte ]&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Chico Buarque participou de Beyond Citizen 8ï¸�â�£  Kane, concedendo um dep

oimento para a equipe de produ&#231;&#227;o.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Em 1993, o Channel Four, uma grande cadeia de TV brit&#226;nica, exibiu

 8ï¸�â�£  um filme, criado por Simon Hartog e intitulado Beyond Citizen Kane, que co

nta a hist&#243;ria da Rede Globo de Televis&#227;o 8ï¸�â�£  e suas &quot;a&#231;&#2

45;es sombrias&quot; no pa&#237;s at&#233; o ano de 1990.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;[121][122] O document&#225;rio foi proibido no Brasil desde 1994, gra&#

231;as 8ï¸�â�£  a uma a&#231;&#227;o judicial movida por Roberto Marinho.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Existem poucas c&#243;pias em circula&#231;&#227;o no Brasil, al&#233;m

 de vers&#245;es piratas circulando pela 8ï¸�â�£  internet, como no YouTube.&lt;/p&g

t;
&lt;p&gt;[122] O filme conta com a participa&#231;&#227;o de alguns artistas e p

ol&#237;ticos, como Luiz In&#225;cio Lula da 8ï¸�â�£  Silva, Chico Buarque, Leonel B

rizola e Washington Olivetto.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;O document&#225;rio jamais esteve no circuito de cinemas brasileiros e 

a exibi&#231;&#227;o que 8ï¸�â�£  ocorreria no Museu de Arte Moderna do Rio de Janei

ro foi proibida pelo ent&#227;o presidente da Rep&#250;blica, Itamar Franco.[122

]&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;No pa&#237;s, 8ï¸�â�£  o document&#225;rio recebeu o t&#237;tulo de Muito A

l&#233;m do Cidad&#227;o Kane.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;O t&#237;tulo teve origem no personagem Charles Foster Kane, criado 8ï¸�â�£

  em 1941 por Orson Welles para o filme Citizen Kane, que por {k0} vez, tratava-

se de um drama de fic&#231;&#227;o 8ï¸�â�£  baseado na trajet&#243;ria de William Ra

ndolph Hearst, magnata da comunica&#231;&#227;o nos Estados Unidos.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Segundo o document&#225;rio, a Globo empregaria a mesma 8ï¸�â�£  manipula&#

231;&#227;o de not&#237;cias para influenciar a opini&#227;o p&#250;blica como f

azia Kane no filme.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;[122] De acordo com mat&#233;ria veiculada na Folha 8ï¸�â�£  Online em 28 d

e agosto de 2009, a produtora que montou a filmagem &#233; independente e a tele

vis&#227;o p&#250;blica brit&#226;nica 8ï¸�â�£  n&#227;o teve qualquer rela&#231;&#2

27;o com seu desenvolvimento.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;J&#225; a Record sustenta que a BBC, outra emissora p&#250;blica do Rei

no Unido, estaria 8ï¸�â�£  relacionada com {k0} produ&#231;&#227;o.[123]&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;O document&#225;rio &#233; dividido em 4 partes:&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;na primeira parte &#233; mostrada a rela&#231;&#227;o entre a TV Globo 

8ï¸�â�£  e o per&#237;odo militar, em que se veem fatos sociais que ocorreram no pa&

#237;s em decorr&#234;ncia do governo;&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;na segunda parte 8ï¸�â�£  apresenta-se o acordo firmado entre a Globo e o g

rupo Time-Life; [ 123 ]&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;na terceira parte evidencia-se o poder do 8ï¸�â�£  propriet&#225;rio da emi

ssora, Roberto Marinho.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Mostra-se tamb&#233;m o suposto apoio da mesma &#224; sa&#237;da dos mi

litares do poder, na figura do 8ï¸�â�£  candidato &#224; presid&#234;ncia da Rep&#25

0;blica Tancredo Neves; [ 124 ]&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;na quarta parte, tida como a mais importante e reveladora do 8ï¸�â�£  filme

, mostram-se &#224;s claras &quot;os envolvimentos ilegais e mecanismos manipula

tivos utilizados pelo o Grupo Globo em suas obscuras parcerias para 8ï¸�â�£  com o p

oder em Bras&#237;lia&quot;.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Contudo, o document&#225;rio n&#227;o apresenta fontes prim&#225;rias, 

apenas entrevistas.[ 122 ]&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;A Globo tentou comprar os direitos 8ï¸�â�£  de exibi&#231;&#227;o do filme.

&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;[123] Entretanto, antes de morrer, Hartog formou um acordo com organiza

&#231;&#245;es brasileiras para que os direitos de 8ï¸�â�£  exibi&#231;&#227;o do do

cument&#225;rio n&#227;o ca&#237;ssem nas m&#227;os da emissora, a fim de que es

te pudesse ser amplamente conhecido tanto por 8ï¸�â�£  organiza&#231;&#245;es pol&#2

37;ticas quanto culturais.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;O canal perdeu o interesse em comprar o filme quando os advogados da em

issora descobriram tal acordo, 8ï¸�â�£  mas at&#233; hoje uma decis&#227;o judicial 

pro&#237;be a exibi&#231;&#227;o de Beyond Citizen Kane no Brasil.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;[122] De acordo com a Folha 8ï¸�â�£  de S.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Paulo, na d&#233;cada de 1990, a dire&#231;&#227;o da Record havia tent

ado comprar os direitos de exibi&#231;&#227;o do document&#225;rio, mas 8ï¸�â�£  &qu

ot;percebeu que haveria uma disputa judicial com a TV Globo a respeito das muita

s imagens retiradas da programa&#231;&#227;o deles.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Ent&#227;o decidiu 8ï¸�â�£  n&#227;o compr&#225;-lo&quot;.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;[124] No entanto, em agosto de 2009, no auge de uma troca de acusa&#231

;&#245;es m&#250;tuas entre as emissoras, provocadas 8ï¸�â�£  por acusa&#231;&#245;e

s de lavagem de dinheiro da Igreja Universal do Reino de Deus, a Record comprou 

os direitos de transmiss&#227;o 8ï¸�â�£  do document&#225;rio por aproximadamente 20

 mil d&#243;lares, e espera a autoriza&#231;&#227;o da justi&#231;a para transmi

ti-lo.[123]&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;&quot;E assim, usando uma grande rede 8ï¸�â�£  de televis&#227;o, [...&lt;/

p&gt;
&lt;p&gt;] uma grande vendedora agindo diretamente junto ao p&#250;blico infanti

l induzindo a que crian&#231;as pedissem aos pais para 8ï¸�â�£  comprarem, [...&lt;/

p&gt;
&lt;p&gt;] associados ao insuspeito &#39;titio&#39; Artur Falk, foi dado um dos 

maiores golpes â�� conto do vig&#225;rio â�� na 8ï¸�â�£  popula&#231;&#227;o tola, que a

credita na Rede Globo, que compra os produtos que ela anuncia, que doa para as &

quot;institui&#231;&#245;es de 8ï¸�â�£  caridade&quot;, aben&#231;oadas pela Globo.&

lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Pobre popula&#231;&#227;o ludibriada que se comove com os trambiques gl

amourizados da televis&#227;o&quot;.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Observat&#243;rio da Imprensa.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;[ 125 ] -Ant&#244;nio 8ï¸�â�£  Paiva Rodrigues,&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;No in&#237;cio da d&#233;cada de 1990, com a finalidade de concorrer co

m a Tele Sena, pertencente a Silvio Santos 8ï¸�â�£  e seu conglomerado,[126] a Globo

 lan&#231;ou em parceria com a Interunion Capitaliza&#231;&#227;o, pertencente a

o banqueiro Artur Falk, um t&#237;tulo de 8ï¸�â�£  capitaliza&#231;&#227;o intitulad

o Papa-Tudo, que tinha C&#233;sar Filho e Fausto Silva como apresentadores e Xux

a Meneghel como garota-propaganda.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;[127] A venda era 8ï¸�â�£  semelhante &#224; da concorrente supracitada: o 

t&#237;tulo era adquirido em casas lot&#233;ricas e unidades da Empresa Brasilei

ra de Correios e 8ï¸�â�£  Tel&#233;grafos, e, caso o comprador n&#227;o fosse contem

plado, poderia resgatar metade do valor pago ap&#243;s um ano ou comprar um 8ï¸�â�£ 

 novo t&#237;tulo pela metade do pre&#231;o.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;[125] Antes mesmo do lan&#231;amento, o jornalista H&#233;lio Fernandes

, da Tribuna da Imprensa, disse que 8ï¸�â�£  &quot;aquilo cheirava a um grande golpe

 e que n&#227;o tinha uma chance em um milh&#227;o de dar certo um empreendiment

o 8ï¸�â�£  entre Artur Falk e Roberto Marinho.&quot;[125]&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Consoante o Observat&#243;rio da Imprensa, &quot;prometiam que, al&#233

;m da recompra garantida, os futuros compradores ainda 8ï¸�â�£  concorreriam a grand

es pr&#234;mios milion&#225;rios e parte da arrecada&#231;&#227;o ainda seria de

stinada a institui&#231;&#245;es de caridade.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;E numa colossal e obscena 8ï¸�â�£  &#39;pir&#226;mide&#39;, infestaram o Br

asil inteiro com promessas milagrosas de enriquecimento f&#225;cil, sempre tendo

 &#224; frente a exclusividade da Globo, a 8ï¸�â�£  insuspeita Xuxa e a benemer&#234

;ncia de institui&#231;&#245;es de caridade.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Embalado pelos her&#243;is da Globo e pelos &#39;embaixadores&#39; da U

nicef, o pa&#237;s 8ï¸�â�£  inteiro comprou, muitas e muitas vezes, os bilhetinhos d

o &#39;titio&#39; Artur Falk, veiculados pela TV Globo e apresentado pela irrepr

eens&#237;vel 8ï¸�â�£  Xuxa.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;&quot;[125] Entretanto, chegou uma &#233;poca em que a ECT e as lot&#23

3;ricas pararam de resgatar os bilhetes, pois n&#227;o recebiam 8ï¸�â�£  os pr&#234;

mios do Papa-Tudo.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;O t&#237;tulo anunciou que indenizaria os compradores, mas tal ato n&#2

27;o ocorreu.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Todo o esc&#226;ndalo culminou na pris&#227;o 8ï¸�â�£  de Artur Falk sob a 

acusa&#231;&#227;o de estelionato.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Por outro lado, ningu&#233;m da emissora foi responsabilizado.[125][127

]&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Compra da TV Paulista [ editar 8ï¸�â�£  | editar c&#243;digo-fonte ]&lt;/p&

gt;
&lt;p&gt;Em 1955, Oswaldo Ortiz Monteiro decidiu vender a TV Paulista, a qual er

a propriet&#225;rio, &#224;s Organiza&#231;&#245;es Victor 8ï¸�â�£  Costa, devido &#

224;s dificuldades enfrentadas pela emissora.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;55% do capital da concess&#227;o, formada por 15.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;099 a&#231;&#245;es, foi entregue ao conglomerado.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Victor Costa 8ï¸�â�£  morreu enquanto aguardava a transfer&#234;ncia da TV 

Paulista para seu nome ser aprovada pelo ent&#227;o DENTEL.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;O filho de Costa ficou 8ï¸�â�£  no comando, embora as a&#231;&#245;es de co

ntrole ainda ficassem em nome dos ex-acionistas.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Nove anos depois, ele vendeu o canal a 8ï¸�â�£  Roberto Marinho, mesmo sem 

os documentos de transfer&#234;ncia, mas as a&#231;&#245;es originais de control

e continuaram em nome da fam&#237;lia Ortiz 8ï¸�â�£  Monteiro por mais 13 anos.&lt;/

p&gt;
&lt;p&gt;Em 1977, o DENTEL aprovou a transfer&#234;ncia das a&#231;&#245;es dos 

Ortiz Monteiro para Roberto Marinho, com 8ï¸�â�£  base nos recibos e procura&#231;&#

245;es apresentados pela Globo.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Ent&#227;o, a emissora foi transformada em TV Globo S&#227;o Paulo.[128

]&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Ap&#243;s a morte de 8ï¸�â�£  Monteiro, em 1990, {k0} fam&#237;lia come&#23

1;ou a investigar uma poss&#237;vel fraude na compra da TV Paulista pela TV Glob

o.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Uma per&#237;cia 8ï¸�â�£  realizada no ano de 2003 pelo instituto paulista 

Del Picchia revelou que as assinaturas foram falsificadas e inclu&#237;ram desde

 nomes 8ï¸�â�£  de pessoas falecidas antes da transfer&#234;ncia at&#233; o uso de m

&#225;quinas de escrever que ainda n&#227;o existiam na &#233;poca do 8ï¸�â�£  ato.&

lt;/p&gt;
&lt;p&gt;[129] Os advogados da emissora carioca, por outro lado, apresentaram pa

recer t&#233;cnico do perito Antonio Nunes da Silva atestando que 8ï¸�â�£  os recibo

s e procura&#231;&#245;es em poder da fam&#237;lia Marinho eram aut&#234;nticos.

&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;[130] Em 2010, foi confirmado pelo Superior Tribunal de Justi&#231;a 8ï¸�

â�£  que os documentos eram verdadeiros.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;[131] Em contrapartida, quatro anos depois, o senador Roberto Requi&#22

7;o, do PMDB do Paran&#225;, protocolou no 8ï¸�â�£  Senado um requerimento ao Minist

&#233;rio das Comunica&#231;&#245;es com informa&#231;&#245;es sobre os supostos

 atos administrativos irregulares que aprovaram a transfer&#234;ncia da 8ï¸�â�£  con

cess&#227;o do canal 5 a Marinho.[132]&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Codifica&#231;&#227;o do sinal da TV Di&#225;rio nas parab&#243;licas [

 editar | editar c&#243;digo-fonte ]&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;No dia 8ï¸�â�£  25 de fevereiro de 2009, a TV Di&#225;rio, emissora pertenc

ente ao Sistema Verdes Mares, tamb&#233;m propriet&#225;rio da TV Verdes Mares, 

8ï¸�â�£  afiliada da Globo em Fortaleza, deixou de ser transmitida pelo sat&#233;lit

e de antenas parab&#243;licas, pela qual alcan&#231;ava toda a Am&#233;rica 8ï¸�â�£ 

 do Sul e parte do Caribe, e pelas afiliadas que possu&#237;a pelo territ&#243;r

io brasileiro, deixando os telespectadores surpresos.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Os que tentaram 8ï¸�â�£  assistir &#224; programa&#231;&#227;o da Di&#225;r

io pelas afiliadas passaram a acompanhar outras redes a partir daquele dia.&lt;/

p&gt;
&lt;p&gt;[133] Consoante informa&#231;&#245;es anteriores e 8ï¸�â�£  posteriores &#2

24; sa&#237;da da rede, a sa&#237;da da programa&#231;&#227;o da TV Di&#225;rio 

do sat&#233;lite deveu-se a press&#245;es do Grupo Globo 8ï¸�â�£  ao Sistema Verdes 

Mares, que era respons&#225;vel pela TV Verdes Mares, &quot;por conta do excessi

vo crescimento da audi&#234;ncia da TV 8ï¸�â�£  Di&#225;rio em muitos locais do pa&#

237;s, inclusive no eixo Rio-S&#227;o Paulo, o que amea&#231;ava os nichos de me

rcado da TV 8ï¸�â�£  Globo&quot;.[134]&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Ao sair do sat&#233;lite, a emissora passou a restringir {k0} cobertura

 apenas ao estado do Cear&#225;, al&#233;m dos estados vizinhos 8ï¸�â�£  e algumas c

idades do interior do estado de S&#227;o Paulo pela TV aberta e sistemas de tele

vis&#227;o por assinatura, entre 8ï¸�â�£  elas a Voc&#234; TV, atrav&#233;s da DTHi,

 a partir de agosto de 2009.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;[135] Com a sa&#237;da da Di&#225;rio do sat&#233;lite, 8ï¸�â�£  a Rede Uni

&#227;o tornou-se a &#250;nica rede instalada no Cear&#225; a exibir por sat&#23

3;lite em todo o Brasil e todas 8ï¸�â�£  as Am&#233;ricas (do Sul, Central, Norte e ) Tj T*

BT /F1 12 Tf 50 -20472 Td (ilhas do Caribe) partes da Europa e &#193;frica.&lt;/p&gt;

&lt;p&gt;[136] A TV Globo respondeu que 8ï¸�â�£  &quot;a TV Globo, como cabe&#231;a 

da Rede Globo, formada por 121 emissoras, procura harmonizar os sinais de VHF e 

UHF 8ï¸�â�£  de forma que estes fiquem circunscritos a seus territ&#243;rios de cobe

rtura.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Desta forma, em busca de uma harmonia entre todos e 8ï¸�â�£  pelo respeito 

rec&#237;proco aos interesses, a atua&#231;&#227;o da TV Di&#225;rio estar&#225;

 restrita a seu territ&#243;rio de cobertura, n&#227;o sendo mais 8ï¸�â�£  captada e

m territ&#243;rios de outras afiliadas.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Seu sinal permanecer&#225; no sat&#233;lite, cobrindo o estado do Cear&

#225;, por&#233;m, codificado&quot;.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;[137] A atitude da 8ï¸�â�£  Globo foi amplamente criticada; moradores da re

gi&#227;o Nordeste promoveram um boicote ao canal de TV no dia 13 de mar&#231;o 

8ï¸�â�£  de 2009, mas o movimento n&#227;o repercutiu.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;[138] Um acontecimento semelhante ocorreu com a Amazon Sat, de propried

ade da Rede Amaz&#244;nica, 8ï¸�â�£  que entre os anos de 1998 e 2004 podia ser assi

stida pelas parab&#243;licas.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Entretanto, a partir da&#237; o sinal foi codificado 8ï¸�â�£  e somente pod

e ser captado por parab&#243;licas com receptor digital atrav&#233;s da aquisi&#

231;&#227;o de cart&#227;o com o c&#243;digo para decodifica&#231;&#227;o.&lt;/p

&gt;
&lt;p&gt;[134] 8ï¸�â�£  A partir de 2014, a emissora voltou a ser transmitida nacion

almente, atrav&#233;s do sat&#233;lite SES-6, utilizado pela Oi TV.[139]&lt;/p&g

t;
&lt;p&gt;Edi&#231;&#245;es na 8ï¸�â�£  Wikip&#233;dia [ editar | editar c&#243;digo-

fonte ]&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Em 8 de agosto de 2014, uma mat&#233;ria do portal de O Globo[140] afir

mou 8ï¸�â�£  que um dispositivo conectado &#224; internet atrav&#233;s da rede sem f

io do Pal&#225;cio do Planalto alterou, em maio de 2013, 8ï¸�â�£  informa&#231;&#245

;es das p&#225;ginas de Miriam Leit&#227;o e Carlos Alberto Sardenberg na Wikip&

#233;dia, com o objetivo de difam&#225;-los.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;As informa&#231;&#245;es inseridas no 8ï¸�â�£  artigo de Miriam qualificava

m suas an&#225;lises e previs&#245;es econ&#244;micas como &quot;desastrosas&quo

t;, al&#233;m de acus&#225;-la de ter defendido &quot;apaixonadamente&quot; o ba

nqueiro 8ï¸�â�£  Daniel Dantas quando este foi preso pela Pol&#237;cia Federal.&lt;/

p&gt;
&lt;p&gt;[141] Esta &#250;ltima acusa&#231;&#227;o ocorreu em raz&#227;o de come

nt&#225;rio de Miriam na 8ï¸�â�£  r&#225;dio CBN em que ela defendia a inoc&#234;nci

a de Dantas.[142]&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;O Pal&#225;cio do Planalto, em nota, explicou que o endere&#231;o de 8ï¸�

â�£  IP usado na altera&#231;&#227;o era utilizado tanto pela {k0} rede interna qu

anto pela rede sem fio do Pal&#225;cio.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Isso possibilitaria a 8ï¸�â�£  qualquer visitante do Planalto realizar tal 

altera&#231;&#227;o.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;[143] No entanto, o Planalto identificou o autor das altera&#231;&#245;

es como sendo um servidor 8ï¸�â�£  da Secretaria de Rela&#231;&#245;es Institucionai

s e o funcion&#225;rio foi exonerado.[144]&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;O Grupo Globo foi criticado por divulgar altera&#231;&#245;es das biogr

afias de 8ï¸�â�£  seus contratados na Wikip&#233;dia, ferramenta de car&#225;ter col

aborativo e aberta &#224; edi&#231;&#227;o de todos e que, segundo seu pr&#243;p

rio criador, 8ï¸�â�£  Jimmy Wales, n&#227;o deve ser usada como fonte prim&#225;ria 

de informa&#231;&#227;o.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;[141] Tamb&#233;m foram criticadas por s&#243; terem noticiado as alter

a&#231;&#245;es 8ï¸�â�£  em plena campanha eleitoral de 2014.[141]&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Grava&#231;&#245;es em Tiradentes [ editar | editar c&#243;digo-fonte ]

&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;A prefeitura da cidade de Tiradentes, controlada 8ï¸�â�£  pelo PSDB em 1997

, concedeu uma autoriza&#231;&#227;o para que a emissora usasse a cidade para gr

ava&#231;&#245;es, violando normas de patrim&#244;nio 8ï¸�â�£  hist&#243;rico como p

or exemplo usar ilumina&#231;&#227;o forte e flashes de c&#226;meras em grava&#2

31;&#245;es dentro da igreja-matriz da cidade.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Segundo a emissora, 8ï¸�â�£  a inten&#231;&#227;o &#233; de elevar as renda

s de turismo na cidade.[145]&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;O programa Fant&#225;stico exibiu uma mat&#233;ria no dia 29 de 8ï¸�â�£  ju

nho de 2014, intitulada &quot;Mulheres s&#227;o vistas como propriedade dos home

ns no L&#237;bano&quot;, falando sobre a viol&#234;ncia contra a mulher 8ï¸�â�£  nos

 pa&#237;ses &#225;rabes, em especial, no L&#237;bano, e mostrando como as mulhe

res viram posse dos homens ap&#243;s o casamento e 8ï¸�â�£  s&#227;o v&#237;timas de

 estupro, viol&#234;ncia dom&#233;stica e assassinato.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;[146] A Federa&#231;&#227;o das Entidades Americano-&#193;rabes disse e

m nota: &quot;&#201; imperativo enfrentar este 8ï¸�â�£  problema, que adquire contor

nos dram&#225;ticos em todo o mundo.&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;Mas &#233; nosso dever alertar para o fato de que, dependendo de 8ï¸�â�£  c

omo a informa&#231;&#227;o &#233; veiculada, ela distorce completamente os fatos

, e contribui sobremaneira para criar preconceito, estere&#243;tipos e represent

a&#231;&#245;es sociais 8ï¸�â�£  negativas de um pa&#237;s inteiro, por exemplo&quot

;.[147]&lt;/p&gt;
&lt;p&gt;O ent&#227;o jornalista Georges Bourdokan gravou um document&#225;rio s

obre a L&#237;bia de Muammar Gaddafi, 8ï¸�â�£  que terminou por n&#227;o ser transmi

tido pela emissora nos anos 1970 por raz&#245;es at&#233; hoje n&#227;o explicad

as e que deram 8ï¸�â�£  at&#233; o s&#233;culo XXI repercuss&#245;es na m&#237;dia e

strangeira.[148]&lt;/p&gt;
------------------------------------------

Autor: bandysautoservice.org

Assunto: como ganhar nos slots online

Palavras-chave: como ganhar nos slots online

Tempo: 2024/9/16 8:17:40


