Dois juízes britânicos renunciam ao tribunal superior de Hong Kong
Dois dos últimos juízes britânicos do tribunal superior de Hong Kong 🌻 renunciaram, com um deles citando a situação política na ex-colônia.
Lawrence Collins e Jonathan Sumption, ex-juízes do Supremo Tribunal do 🌻 Reino Unido, anunciaram suas renúncias na quinta-feira. "Eu renunciei ao Tribunal de Apelação Final porque da situação política aposta vermelho ou preto Hong 🌻 Kong, mas continuo tendo plena confiança no tribunal e na independência total de seus membros", disse o lord Collins.
Suas 🌻 saídas significam que dos oito juízes estrangeiros restantes no Tribunal de Apelação Final de Hong Kong (CFA), três são do 🌻 Reino Unido.
Juízes estrangeiros no tribunal superior de Hong Kong têm sido uma característica do sistema legal da cidade, que, 🌻 ao contrário do sistema legal continental da China, é derivado do direito comum inglês, desde a transferência de Hong Kong 🌻 da administração britânica para a chinesa aposta vermelho ou preto 1997.
Os juízes atuam aposta vermelho ou preto uma capacidade privada e recebem cerca de £ 🌻 40.000 por visita, viajando para Hong Kong para sentar-se aposta vermelho ou preto determinados casos. Durante décadas, eles foram vistos como conferindo prestígio 🌻 e expertise a uma jurisdição admirada aposta vermelho ou preto toda a Ásia.
Mas, aposta vermelho ou preto recentes anos, à medida que o governo chinês 🌻 apertou o controle sobre Hong Kong, houve pedidos para que os juízes estrangeiros renunciassem.
Em 2024, Robert Reed, o presidente 🌻 do Supremo Tribunal do Reino Unido, e seu colega Patrick Hodge renunciaram ao banco de Hong Kong por conta de 🌻 preocupações com o endosso de uma administração que parecia ter "se desviado dos valores da liberdade política e liberdade de 🌻 expressão".
Lord Sumption havia declarado anteriormente ao Guardian que se juntou ao tribunal de Hong Kong para "servir o povo 🌻 de Hong Kong" e que a renúncia de juízes estrangeiros não seria útil a eles. Ele ainda não fez uma 🌻 declaração sobre aposta vermelho ou preto renúncia na quinta-feira.
Alyssa Fong, gerente de advocacia pública e assuntos públicos do Comitê pela Liberdade aposta vermelho ou preto 🌻 Hong Kong Foundation, disse que a notícia é "extremamente bem-vinda".
Fong disse: "Nós temos longa defendido que nenhum juiz estrangeiro 🌻 deve continuar a dar qualquer forma de credibilidade aos tribunais de Hong Kong e à repressão autoritária" e pediu a 🌻 renúncia dos juízes restantes.
Desde as protestos pró-democracia que abalaram a cidade aposta vermelho ou preto 2024 e 2024, as autoridades impuseram duas 🌻 leis de segurança nacional aposta vermelho ou preto o território. A primeira foi imposta por Pequim aposta vermelho ou preto 2024, a segunda, conhecida como artigo 🌻 23, foi aprovada pelo parlamento de Hong Kong sem oposição aposta vermelho ou preto março este ano, com as primeiras prisões ocorrendo nas 🌻 últimas semanas. Especialistas jurídicos, governos ocidentais e ativistas disseram que ambas as leis são um golpe à liberdade de expressão 🌻 na cidade.
Centenas de pessoas foram presas sob a lei de segurança nacional de 2024, incluindo o cidadão britânico Jimmy 🌻 Lai, que está aposta vermelho ou preto julgamento por acusações de segurança nacional. Este mês, 14 pessoas foram consideradas culpadas de conspiração para 🌻 cometer subversão no maior julgamento de ativistas pró-democracia, conhecido como o "Hong Kong 47" (31 dos 47 já se declararam 🌻 culpados).
O julgamento do Hong Kong 47 foi presidido por um painel de juízes escolhidos pelo chefe do executivo para 🌻 tratar de casos de segurança nacional. A participação do chefe do executivo, apoiado por Pequim, na escolha de juízes para 🌻 casos de segurança nacional - que podem ser ouvidos sem um júri - levanta questões sobre a robustez do sistema 🌻 de direito comum inglês, que determina que a judicatura deve ser independente do governo.
Um porta-voz do Poder Judiciário de 🌻 Hong Kong disse: "O chefe de justiça Andrew Cheung do Tribunal de Apelação Final de Hong Kong lamenta as renúncias 🌻 de Lord Collins de Mapesbury e Lord Sumption como juízes não permanentes do Tribunal de Apelação Final de Hong Kong". 🌻
O porta-voz acrescentou que Collins e Sumption "têm feito contribuições valiosas para o trabalho do tribunal, para o qual estamos 🌻 extremamente gratos aposta vermelho ou preto Hong Kong".
"O chefe de justiça tem plena confiança de que o CFA continuará a desempenhar plenamente 🌻 seu papel constitucional como o tribunal superior de apelação aposta vermelho ou preto Hong Kong. Sua operação não será afetada por qualquer alteração 🌻 na composição do tribunal".
Os últimos juízes britânicos restantes no CFA são Lennie Hoffmann, David Neuberger e Nick Phillips. Lord 🌻 Neuberger fará parte de um painel que ouvirá um recurso de Lai e outros ativistas pró-democracia aposta vermelho ou preto um caso de 🌻 condenação por assemblya ilegal mais tarde este mês.
No Campeonato Paulista, o time do Palmeiras é o favorito nas casas de apostas. No entanto, o Santos venceu o 🫰 jogo mais recente entre as duas equipes, realizado em aposta vermelho ou preto 31 de março de 2024. O jogo aconteceu na Vila 🫰 Belmiro e o resultado final foi de 1 a 0, com vitória do Santos.